Homens e mulheres em igual percentagem e com uma média de idade de 37 anos, são os que mais pesquisam na Internet sintomas ou problemas de saúde como ansiedade, aftas, azia ou pirose, dores músculo-esqueléticas, dor de cabeça, acne, rinorreia e congestão nasal, diarreia, calos e dor de garganta e rouquidão.
Os dados são da plataforma ‘MedicamentoCerto.pt’, que fornece informação sobre pequenos problemas de saúde na Internet, e disponibiliza conselhos para tratar pequenos problemas de saúde. O website já recebeu mais de 18 mil visitas desde o lançamento, no início de abril.
A plataforma ‘MedicamentoCerto.pt’ indica ainda que os utilizadores “identificam principalmente alergias a ácaros, pólen e penicilinas”, e sobre medicamentos sem receita médica os mais selecionados são o Daktarin ou Miconazol, um antifúngico, o Ben-U-Ron ou Paracetamol, um analgésico e antipirético e o Valdispert ou extrato de valeriana, um ansiolítico.
A plataforma ‘Medicamento Certo’, desenvolvida pela empresa serFarma, disponibiliza informação resumida sobre problemas de saúde de menor gravidade e recomendações para a prevenção, alívio e/ou tratamento. A plataforma é para uso exclusivo de maiores de 18 anos, em território português, Portugal Continental e Ilhas.