A Marinha indicou que recebeu um alerta, através do sistema de comunicações de socorro no mar (GMDSS), tendo o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada) estabelecido comunicações rádio com embarcação de pesca Pérola do Bom Jesus, em perigo. O mestre informou que o navio estava a alagar e que necessitava de assistência imediata.
Através do MRCC Delgada, em articulação com o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento das Lajes (RCC Lajes) a Marinha coordenou desde as 00h41 da madrugada de hoje, dia 28 de abril, a operação de salvamento dos sete pescadores da embarcação, que navegava a cerca de 50 milhas náuticas (cerca de 93 quilómetros) a sudeste da ilha Terceira, Açores.
O navio de cruzeiro Norwegian Jade que se encontrava a navegar a cerca de 20 milhas náuticas (cerca de 37 quilómetros) do pesqueiro foi desviado para o local e ativado o helicóptero da Força Aérea Portuguesa (FAP) EH-101 e a corveta António Enes da Marinha Portuguesa.
O navio Norwegian Jade efetuou o resgate dos sete náufragos, tendo posteriormente informado que todos estavam ilesos e não necessitavam de cuidados médicos.
O helicóptero EH-101 confirmou que a embarcação de pesca se mantinha a flutuar e regressou à base das Lajes. A corveta António Enes seguiu para a posição do sinistro a fim de verificar se existe eventual perigo para a navegação.
Os sete tripulantes resgatados seguiram a bordo do navio Norwegian Jade rumo ao porto de Ponta Delgada, tendo atracado neste porto pelas 07h37.
Estiveram envolvidos nesta operação o MRCC Delgada, o RCC Lajes, o navio Norwegian Jade, um helicóptero EH-101 da FAP e a corveta António Enes da Marinha Portuguesa.