É no teatro mas podia ser na vida real o que retrata a peça “Pesar”. A peça que foi escrita em 2000 por Regina Guimarães e Saguenail sobe sexta-feira, 14 de junho, ao palco do Teatro Municipal de Matosinhos-Constantino Nery. As pessoas são levadas a refletir sobre o mundo em que vivemos e sobre as histórias dramáticas que se desenrolam ao nosso lado e por onde passamos distraídos.
“Pesar” que tem encenação de Alexandra Oliveira, que também assina a cenografia e os figurinos, conta a via-sacra de uma jovem mulher, Clara, vítima de violência por parte dos vários homens com os quais se relaciona. Clara ambiciona construir uma família conforme aos ideais pequeno burgueses da sociedade em que vive, e usa a filha ora como escudo, ora como arma de arremesso, afundando-se numa espiral de insana, de dependência e isolamento. Abandonada pelos amantes e agredida pelas autoridades, acaba por pôr fim à vida.
Interpretação de Alexandre Sá, Rita Burmester e Tiago Sines, e com música de Pedro João Rosário, é dada vida a uma história imaginada há quase duas décadas por um dos mais criativos casais da cena cultural nacional. Nascido em Paris em 1955, Saguenail (Serge Abramovici) é realizador de cinema e companheiro de Regina Guimarães desde 1975. Ela escritora e autoras de algumas das mais conhecidas canções da banda Três Tristes Tigres, entre outras. Juntos são autores de projetos culturais em várias áreas.
“Pesar” no Teatro Municipal de Matosinhos-Constantino Nery, dia 14 de junho, às 21h00, bilhetes: 7,50 euros. Para crianças até aos 14 anos, estudantes e maiores de 65 anos: 5 euros, Desconto de 20% para compras superiores a 10 bilhetes.