Perfection42 recebe 1,6 milhões de euros da UE para revolucionar a rotoscopia com IA

Perfection42 recebe 1,6 milhões de euros da UE para revolucionar a rotoscopia com IA
Perfection42 recebe 1,6 milhões de euros da UE para revolucionar a rotoscopia com IA. Foto: DR

A rotoscopia tradicional – processo de rastreamento de imagens de ação para animação – apresenta um desafio significativo na indústria de animação, devido ser demorada e exigir muito trabalho.

As ferramentas de rotoscopia alimentadas por IA podem transformar o fluxo de trabalho de animação, automatizando o processo de rastreamento e reduzir o processo de rotoscopia em 50% a 70%.

A empresa Perfection42, da Lituânia, fornecedora de soluções de IA para aplicações visuais, recebeu uma subvenção de 1,6 milhões de euros da União Europeia (UE) para o desenvolvimento do Roto42, uma ferramenta de rotoscopia alimentada por IA adaptada para animação.

O projeto desenvolvido em parceria com a Oak9 Entertainment, estúdio de produção de animação, com a duração de 2 anos, tem data de conclusão para 10 de junho de 2026.

O projeto Roto42 irá desenvolver IA para transformar os estilos dos criadores em gráficos e sequências 4K. A ferramenta, que é voltada para artistas de computação gráfica (CGI) e efeitos visuais (VFX), fornecerá uma solução poderosa para melhorar a eficiência do fluxo de trabalho e a produção criativa.

“O Roto42 será uma ajuda para quem trabalha com tecnologia de animação, oferecendo aos criadores a capacidade de manipular objetos de maneira transparente. Com a nossa ferramenta, os artistas podem aplicar facilmente alterações em contornos, cores e animações, agilizando o processo de produção e mantendo o controlo criativo”, explicou Simona Vasytė, CEO da Perfection42, citada em comunicado da empresa.

O Roto42 simplifica a animação

Ao automatizar tarefas complexas e fornecer controlos intuitivos, o Roto42 permite que os animadores se concentrem mais na expressão criativa em vez de detalhes técnicos trabalhosos. O cliente com quem a Perfection42 trabalha espera economizar cerca de 700 mil euros por projeto, usando a ferramenta.

A ferramenta seleciona quatro quadros de uma sequência de vídeo de três segundos e rastreia os contornos dos objetos através deles usando curvas de Roth. Uma vez definido pelas curvas Roto, o objeto sofre transformações como mudanças de cor e manipulações no rosto e nas mãos. A animação é então aplicada, exigindo que o desenvolvedor desenhe apenas o primeiro quadro, com os quadros subsequentes gerados automaticamente. Este fluxo de trabalho simplificado aumenta a eficiência e a criatividade na produção de animação.

“As ferramentas de rotoscopia alimentadas por IA são apenas o começo do impacto transformador da IA ​​na animação. À medida que nos aprofundamos no futuro potencial, imaginamos que a animação atingirá níveis sem precedentes de realismo e inovação. Desde visuais hiper-realistas até conteúdo personalizado adaptado às preferências do público, a IA abre novas fronteiras artísticas e aprimora o processo criativo. Embora os animadores continuem a desempenhar um papel vital na narrativa e na direção da produção de IA, a integração de ferramentas de IA em fluxos de trabalho de animação promete tempos de produção mais rápidos, maior acessibilidade e colaboração aprimorada”, descreveu Simona Vasytė.

Através de uma colaboração com parceiros na Lituânia e na Polónia, a Perfection42 pretende entregar o Roto42 a estúdios globais especializados em animação em rotoscopia.