Apenas 165 dos 392 cadáveres recuperados do Complexo Médico Nasser em Khan Younis, Gaza, foram identificados, informou a Defesa Civil Palestina da Faixa de Gaza em 25 de abril de 2024.
A Defesa Civil indicou que os 227 corpos não puderam ser identificados, devido, nomeadamente, a alterações nas marcações corporais, mutilação ou decomposição significativa agravada pela colocação de alguns cadáveres em sacos de plástico a uma profundidade de três metros.
É feito um apelo a uma investigação independente, incluindo exames forenses a cerca de 20 corpos que a Defesa Civil acredita terem sido enterrados vivos.
Foram encontradas três valas com corpos: uma em frente à morgue, outra atrás da morgue e uma terceira perto da morgue, no prédio de hemodiálise.
Sobre a descoberta de valas comuns nos hospitais Nasser e Al Shifa, a Comissão Internacional sobre Pessoas Desaparecidas (ICMP) apelou a uma ação imediata e manifestou disponibilidade para “apoiar todos os esforços para proteger e investigar valas comuns e identificar de forma fiável restos humanos”.