Dados do SIBS Analytics mostram que o consumo em Portugal cresceu 9% em número de operações e 5% em valor (levantamentos e compras), face ao mesmo período de 2023, sendo o valor médio por operação de 40 euros, o que corresponde a menos 2 euros do valor de 2023.
Numa análise por setores, o SIBS Analytics revela que os setores de maior crescimento foram os do Lazer, com mais 20%, em número e mais 1% em valor de operações, e da Restauração com mais 16% em número e mais 9% valor de operações.
Os dados mostram que nos meses de verão, 1 em cada 7 compras, em Portugal, foram realizadas por cartões estrangeiros.
O consumo por cartões estrangeiros em Portugal aumentou 9% em número de operações efetuadas face a 2023, apesar de o valor ter registado um pequeno decréscimo de 2% face a 2023. Os países estrangeiros com maior consumo em Portugal foram a França com 21%, o Reino Unido com 13%, a Espanha com 12%, os Estados Unidos da América com 7% e os Países Baixos com 5%. O valor médio por cada operação com cartões estrangeiros situou-se nos 44 euros, uma redução de 5 euros em comparação com o período homólogo.
Quanto às férias dos portugueses em Portugal, verifica-se um aumento de 3% no número de operações e de 8% no valor do consumo em relação ao mesmo período de 2023, com um valor médio por cada operação de 40 euros. O distrito de Faro revelou mais uma vez ser o destino de eleição, tendo 19% das operações com cartões nacionais efetuadas a mais de 50 quilómetros do local de origem sido realizadas na região do Algarve. Em termos de variação face a 2023 do número transações no distrito de Faro pelos turistas nacionais, verifica-se um aumento das operações com cartões nacionais de origem em Braga, mais 3%, Leiria com mais 2%, Beja com mais 2% e Santarém com mais 1%. No sentido inverso temos o Porto com menos 5%, Lisboa com menos 5%, Setúbal com menos 3% e Coimbra com menos 1%, enquanto Aveiro com 0% manteve-se estável face a 2023.
Para além de Faro, os dados do SIBS Analytics relevam ainda que os portugueses começam a escolher outros destinos para passarem as férias de verão, como é o caso dos distritos de Lisboa e Porto, que registam um aumento do número de operações com cartões nacionais efetuadas a mais de 50 quilómetros do local de origem sido realizadas nas regiões de mais 25% e 18% face a 2023, respetivamente.
As transações de portugueses no estrangeiro durante os meses de julho e agosto cresceram 10% em número, e 3% em valor face ao mesmo período de 2023, tendo 73% do peso total das transações dos portugueses no estrangeiro sido concentrado entre Espanha com 42%, França com 16%, Itália com 7%, Bélgica com 4% e Países Baixos com 4%. O valor médio por cada operação feita por cartões portugueses fora do país foi de 46 euros.