O Grupo Terras & Terroir passa, a partir de janeiro de 2025, a denominar-se Pacheca Group. Uma mudança estratégica que visa fortalecer a associação do grupo à sua marca mais icónica, a Quinta da Pacheca. A nova identidade reflete a notoriedade da marca Pacheca, amplamente reconhecida no setor vitícola e do enoturismo, e assim, simplificar a identificação nos mercados, sobretudo internacionais.
Para a Administração do Grupo a mudança não altera a propósito, “que permanece centrado na preservação e promoção dos produtos portugueses mais autênticos e na criação de experiências únicas nas nossas unidades hoteleiras”.
A Administração do Grupo sublinhou que com o nome Pacheca Group é reforçada “a ligação emocional com os mercados, otimizando a força de uma marca secular que representa autenticidade, tradição e excelência”.
A história do empreendorismo que chega ao Pacheca Group começou em 2012, quando os empresários Paulo Pereira e Maria do Céu Gonçalves adquiriram a Quinta da Pacheca, no Douro. Desde então, o grupo expandiu-se para outras regiões vitícolas, criando uma rede de propriedades que alia a produção de vinhos de excelência à hospitalidade de topo, inspirada no universo do vinho.
“O nome Pacheca é fácil de memorizar, pronunciar e associar, tanto em Portugal como no estrangeiro. Esta escolha facilita uma ligação emocional e direta com os nossos clientes e consumidores”, assumiu a Administração do Grupo. Uma nova identidade visual que destaca a portugalidade e as raízes nacionais.
O escudo presente no logotipo simboliza o património e a tradição de Portugal, enquanto o “A” estilizado evoca a excelência e a continuidade com o logotipo da Quinta da Pacheca. Com a nova nomenclatura, o Pacheca Group unifica as marcas e propriedades do portefólio, preservando a individualidade e as tradições de cada unidade, mas consolidando a sua presença global.
Do Douro ao Alentejo, passando pelo Dão, Bairrada e Trás-os-Montes, o grupo reflete o melhor de Portugal em cada região. Entre as propriedades que integram o Pacheca Group estão a Quinta da Pacheca, no Douro, com produção de vinhos e enoturismo icónico, a Caminhos Cruzados, Dão, referência na produção de vinhos inovadores em Nelas, a Quinta do Ortigão, na Bairrada, produtora de espumantes de excelência, a Quinta Valle de Passos, em Trás-os-Montes, com o Olive Nature Hotel & Spa, a Quinta de São José do Barrilário, no Douro, com vinhos e um hotel de cinco estrelas, as Vila Marim Country Houses, em Mesão Frio, Douro, o Hotel da Folgosa, em Armamar, Douro, a Ribafreixo Wines, em Vidigueira, Alentejo, a Herdade da Rocha, no Crato, Alentejo e o POT no Porto.
A Administração do agora Pacheca Group considera que a nova identidade reforça, também, o compromisso com a excelência, a sustentabilidade e a inovação, mantendo-se “fiel às suas origens e aos valores que fizeram do grupo uma referência em Portugal e no mundo”.