Coro da Escola Coral d’ Os Meninos Cantores de Paris, conhecida em França por La Maîtrise des Petits Chanteurs de Sainte-Croix de Neuilly, realiza concerto no Panteão Nacional, em Lisboa, no dia 21 de julho, às 15h30.
O coro é constituído por 60 elementos, sendo 40 rapazes entre os 10 e os 16 anos e 20 adultos. A direção musical é de François Polgár, organista, musicólogo e especialista em canto gregoriano. O concerto tem a duração de duas horas e é de acesso livre, mediante pagamento da entrada no monumento, e entrada limitada à dimensão do espaço.
La Maîtrise des Petits Chanteurs de Sainte-Croix de Neuilly, que junta jovens dos vários níveis do ensino básico que querem praticar o canto coral de forma intensa e obter uma educação musical de alto nível, foi criada em 1956 por Louis Prudhomme, e faz parte de uma instituição educacional mais ampla, a Notre-Dame de Sainte-Croix, uma reputada escola privada parisiense.
O Coro d’ Os Meninos Cantores de Paris tem vindo a assegurar serviços musicais nas cerimónias religiosas e funções oficiais da Notre-Dame de Sainte-Croix, participa frequentemente em importantes festivais de música e interpreta grandes obras com orquestra, tais como o Requiem de Mozart, O Messias de Händel ou A Criação de Haydn.
O Coro também interpreta, a capella, um repertório de peças do sagrado e do profano. O Coro marca presença assídua em inúmeros festivais de referência a nível europeu e internacional, tais como: Oxford e Bath na Grã-Bretanha; Wengen na Suíça; Avignon e Aix-en-Provence em França; Valência em Espanha; Woodstock Mozart Festival nos Estados Unidos da América e Châteauguay no Canada.
O carácter distintivo do seu rol de vozes de elite exclusivamente composto por jovens coristas masculinos confere ao coletivo uma cor vocal excecional, única no panorama musical francês e mesmo mundial.
‘Os Meninos Cantores de Paris’ atuam regularmente em algumas das maiores igrejas de Paris como: Saint-Sulpice; Saint-Germain-des-Prés; Saint-Louis-en-l’Île e Saint-Eustache. Mas também em grandes salas de espetáculo, incluindo: Opéra Comique; Olympia; Salle Pleyel; Palais des Congrès e Palais Omnisport de Paris-Bercy.
Durante a visita a França do Papa Bento XVI em 2008, Os Meninos Cantores de Paris desempenharam um papel central na missa campal na Esplanade des Invalides, em Paris, e François Polgàr dirigiu um coro combinado de 2.500 coristas no evento.
Já em 2011, o Coro foi ainda escolhido para gravar a versão francesa do hino para o Dia Internacional da Juventude, em Madrid, e em Novembro de 2011, ‘Os Meninos Cantores de Paris’ deram um concerto com o principal organista da Capela Real de Windsor.
Todos os anos, ‘Os Meninos Cantores de Paris’ partem em digressão, que para além de terem viajado por toda a França, já atuaram na Grã-Bretanha, Suíça, Itália, Espanha, Canadá, Estados Unidos da América, Rússia, Coreia do Sul, China, entre outros países.