O Parlamento Europeu aprovou o Orçamento da União Europeia para 2025, mas após garantir verbas adequadas para enfrentar os desafios em áreas como a saúde, a ajuda humanitária, a gestão das fronteiras e a ação climática. O Orçamento foi aprovado com 418 votos a favor, 185 votos contra e 67 abstenções.
Os eurodeputados asseguraram no Orçamento para 2025 aumentos substanciais para o que consideram serem as principais prioridades, como o apoio à Ucrânia. Também asseguraram o financiamento dos custos de reembolso do Instrumento de Recuperação da União Europeia (Next Generation EU), que são agora quase o dobro do montante inicialmente previsto para 2025, e protegeram o financiamento de programas indicados essenciais, como o Erasmus+ ou os destinados à investigação em ciência.
Assim, os eurodeputados conseguiram um montante adicional de 230,7 milhões de euros para além da proposta inicial da Comissão Europeia, destinando-o a iniciativas fundamentais como a investigação, a saúde, a educação, os jovens agricultores, a coordenação dos regimes de segurança social, a resposta a situações de crise em caso de catástrofes naturais, a ação climática, a ajuda humanitária, a mobilidade militar e a gestão das fronteiras.
Para além deste financiamento adicional, o orçamento para 2025 beneficiará de aumentos significativos provenientes de poupanças anteriores, incluindo 422 milhões de euros para o Erasmus+ e 20 milhões de euros para o Horizonte Europa.
O relator-geral para o Orçamento da UE para 2025, o eurodeputado da Roménia, Victor Negrescu, afirmou: “Com quase 200 mil milhões de euros, o orçamento da UE para 2025 é 6 % superior ao orçamento de 2024, o que representa um aumento de 10 mil milhões de euros.”
Victor Negrescu acrescentou: “Isto permitirá responder às necessidades dos europeus, enquanto se reembolsa a recuperação económica da União pós-pandemia e sem cortar em programas fundamentais. Ao aprovar o nosso orçamento da UE para o próximo ano, estamos a enviar uma mensagem forte aos cidadãos da UE de que, apesar do difícil contexto político e económico, a UE é capaz de se dotar dos meios financeiros necessários para executar as suas políticas e responder às necessidades das pessoas.”
O Orçamento da União Europeia total aprovado para 2025 é de 199,4 mil milhões de euros em autorizações e 155,2 mil milhões de euros em pagamentos, que corresponde a um aumento de 6 % em relação ao de 2024, que se traduz em mais 10 mil milhões de euros.