Operador fluvial do Douro Pipadouro vence prémio “Best of Wine Tourism 2025”

Operador fluvial do Douro Pipadouro vence prémio “Best of Wine Tourism 2025”
Operador fluvial do Douro Pipadouro vence prémio “Best of Wine Tourism 2025”. Foto: DR

A Pipadouro, propulsora do conceito de Vintage Wine Travel – Turismo Fluvial de Luxo no Douro, foi distinguida com prémio “Best of Wine Tourism 2025”, na categoria de Experiências Inovadoras em Enoturismo. Um prémio atribuído pela “Rede de Capitais de Grandes Vinhedos – Great Wine Capitals Global Network” e divulgado na conferência anual realizada na cidade de Verona, em Itália.

O prémio atribuído à empresa de turismo fluvial, que opera a partir do Pinhão, é o reconhecimento pela originalidade das propostas de luxo, que obedecem aos elevados padrões de exigência de um mercado que privilegia a qualidade superior, o conforto e a exclusividade.

Para Ana Clara Silva, diretora de operações da empresa, “este prémio é o reconhecimento da Pipadouro enquanto marca de turismo fluvial de luxo”, o que considerou ser “um orgulho muito grande perceber que o trabalho desenvolvido está a dar frutos.”

“Sentimos igualmente uma enorme responsabilidade em corresponder sempre às expectativas que os nossos clientes e parceiros têm em relação às experiências que promovemos. E, por isso, vamos continuar a trabalhar na melhoria contínua de serviços de excelência. Ambicionamos alcançar novos mercados e parceiros que até agora não conheciam as nossas propostas. Sonhamos, acreditamos e as coisas acontecem. Não há palavras”, acrescentou Ana Clara Silva.

Numa visita ao Douro, a Pipadouro sugere viagens exclusivas pelo rio em Gentleman’s Vintage Boats, navegando até Barca D’Alva, uma belíssima aldeia que faz fronteira com Espanha, ou a foz do rio Douro, no Porto, com as quintas da região, os vinhos e os mais distintos produtos locais no menu.

O Friendship I, um superiate de 1957 construído nos já extintos estaleiros da E.F. Elkins, em Christchurch, no sul de Inglaterra, para a British Royal Navy, destaca-se da concorrência pela imponência, beleza, comodidades, facilidades e caraterísticas únicas, aliando os traços originais às garantias de conforto, charme e exclusividade. A frota do operador é constituída igualmente pelo Pipadouro II, datado de 1965 e construído nos estaleiros de João Brites, em Lisboa, com recurso a desenhos da Americana Chris-Craft.

A Pipadouro apresenta propostas exclusivas de Um Dia no Douro, Almoço Vintage, Bed & Breakfast, Fim de Tarde, Jantar de Charme, Vintage Breakfast, Wine with a View, Vintage Wild Travel e How Vintage Can You Go, para além das inúmeras possibilidades de programas feitos à medida, e de partidas regulares entre o Pinhão e o Tua.