No dia 25 de julho de 2018, às 17h00, será transmitida, a partir de Bayreuth, e a marcar a abertura do Festival de 2018, a ópera Lohengrin, de Richard Wagner, na nova encenação de Yuval Sharon e sob direção musical de Christian Thielemann.
Trata-se de um marco histórico, dado que é a primeira vez que Portugal recebe uma transmissão ao vivo do Festival de Richard Wagner, e neste caso no Grande Auditório do Centro Cultural de Belém (CCB).
O Festival de Bayreuth é um dos mais conhecidos e renomados festivais de música de todo o mundo. Em cada ano, afluem a Bayreuth cerca de 60 mil visitantes, vindos de todas as partes do globo, para assistirem às óperas de Richard Wagner no seu próprio teatro.
A procura excede desde há décadas a lotação disponível, do espetáculo de abertura do Festival, pelo que as listas de espera se estendem por vários anos. A transmissão por satélite vem, assim, permitir a muitos amantes de música vivenciar uma récita de Bayreuth com a mais alta qualidade técnica.
Às 16h00, antes da transmissão, e em exclusivo para os que têm bilhete para a ópera, haverá uma apresentação por Paulo Ferreira de Castro, musicólogo e docente no Departamento de Ciências Musicais da Universidade Nova de Lisboa.
Paulo Ferreira de Castro exerceu crítica musical em diversos órgãos de comunicação social e foi Diretor do Teatro Nacional de São Carlos. É autor de diversos livros e ensaios sobre música europeia dos séculos XVIII a XXI, com lugar de destaque para as temáticas wagnerianas, tendo participado no volume coletivo The Legacy of Richard Wagner (Brepols Publishers, 2012).
A ópera é cantada na língua original, o alemão, mas legendada em português. Um evento do CCB e do Goethe-Institut Portugal. A iniciativa do Círculo Richard Wagner Portugal e a produção do Festival de Bayreuth com o parceiro contratual BF Medien GmbH.