A Relator Especial da ONU para Defensores dos Direitos Humanos, Mary Lawlor, disse hoje que o que está a acontecer em Gaza é uma violação do direito internacional e que isso equivale a crimes de guerra. É necessária uma ação internacional imediata para pôr fim a estas atrocidades e ambos os lados (Israel e Hamas) devem ser responsabilizados.
“Condeno absolutamente o Hamas e o que ele fez, e sou inequívoca quanto a isso, mas não se pode impor punição coletiva a uma população civil e não se pode simplesmente dizer que a culpa é do Hamas. Porque houve um bloqueio durante os últimos 16 anos e se formos entram e destroem tudo muitos civis são mortos. Receio que isto seja absolutamente proibido pelo direito internacional e também constitua crimes de guerra, e essa é apenas a posição jurídica. Estou apenas aqui a falar de factos”, disse Mary Lawlor.
I said it to the Israeli representative to the UN at #UNGA78 & I will say it again: what is happening in #Gaza is a violation of international law & amounts to war crimes. Immediate international action is needed to stop these atrocities, & both sides must be held accountable. pic.twitter.com/XmN4cO4Gyv
— Mary Lawlor UN Special Rapporteur HRDs (@MaryLawlorhrds) November 2, 2023