
De 1 de janeiro a 29 de dezembro de 2024, foram relatados 804.721 casos de cólera e 5.805 mortes pela doença em 33 países de cinco regiões da Organização Mundial da Saúde (OMS). Assim, a OMS refere que face aos casos relatados de cólera em 2024, o número é 21% menor que no ano de 2023, no caso das mortes pela doença o número é 5% menor.
Sobre a produção de Vacinas Orais contra Cólera a OMS indica que em dezembro de 2024, a produção continuava alta com 5,5 milhões de doses, devido a uma formulação simplificada e processo de produção introduzido e pré-qualificado em 2024. Alterações que permitiram que o stock médio subisse para 5,9 milhões de doses em dezembro, em comparação com 3,5 milhões em novembro e 0,6 milhões em outubro.
No entanto, o aumento da produção ainda não deu resposta à crescente procura global, pois a procura continua a exceder a oferta, o que continua a dificultar os esforços para controlar os surtos de cólera e responder rapidamente à disseminação da doença.
Para a OMS os conflitos, deslocação de pessoas em massa, desastres causados por causas naturais e mudanças climáticas intensificaram os surtos, particularmente em áreas rurais e afetadas por enchentes, onde infraestrutura precária e acesso limitado a assistência médica atrasam o tratamento. Esses fatores transfronteiriços tornaram os surtos de cólera cada vez mais complexos e difíceis de controlar.