O Plano Global Estratégico de Preparação e Resposta para mpox, da Organização Mundial da Saúde (OMS), que cobre o período de seis meses de setembro de 2024 a fevereiro de 2025, fornece uma estrutura para preparação e resposta de saúde pública à emergência de mpox. O Plano Global foi desenvolvido com a contribuição de Estados-Membros e parceiros e descreve as ações urgentes necessárias em níveis global, regional e nacional.
O Diretor-Geral da OMS determinou que o surto de mpox era uma emergência de saúde pública de interesse internacional em 14 de agosto de 2024, dada a deteção e rápida disseminação de um novo subtipo de mpox no leste da República Democrática do Congo, sua deteção em países vizinhos que não haviam relatado mpox anteriormente e o potencial de disseminação adicional no continente africano e para fora de África.
O Plano Global Estratégico de Preparação e Resposta coloca a ênfase na vigilância, investigação, acesso equitativo a contramedidas médicas e empoderamento da comunidade para responder a esta emergência global. A operação inicial de seis meses irá concentrar-se no controlo de surtos agudos de transmissão de humano para humano, com uma estimativa de 4.000 casos por semana e um orçamento estimado de 290 milhões de dólares para suporte internacional a respostas nacionais ao mpox.