A Food and Drug Administration dos EUA (conhecida como a agência de medicamentos) anuncia que propôs revogar o regulamento que autoriza o uso de óleo vegetal bromado (OVB) em alimentos. A agência concluiu que o uso OVB em alimentos não é considerado seguro.
O estudo que permitiu concluir sobre os malefícios para a saúde do OVB foram conduzidos por entidades independentes em colaboração com os Institutos Nacionais de Saúde (NIH) que mostraram haver potenciais efeitos adversos para a saúde em humanos.
O OVB é um óleo vegetal modificado com bromo que foi autorizado pela FDA para uso em pequenas quantidades para evitar que o sabor cítrico se separe e flutue no topo de algumas bebidas. Entretanto, em 1970, a FDA determinou que o OVB já não era “Geralmente Reconhecido como Seguro” e indica que começou a supervisionar a sua utilização ao abrigo dos nossos regulamentos de aditivos alimentares.
Entretanto, ao longo dos anos, muitos fabricantes de bebidas reformularam os seus produtos para substituir o OVB por um ingrediente alternativo e, hoje, poucas bebidas nos EUA contêm OVB.
A FDA indica que embora o OVB tenha uma longa história de uso em alimentos e já tenha sido considerado “Geralmente Reconhecido como Seguro”, continuamos a estudá-lo para compreender quaisquer impactos potenciais na saúde. Estudos recentes de toxicologia deram agora evidências científicas conclusivas para uma decisão de remover o OVB da autorização de aditivos alimentares da FDA.
Na União Europeia o OVB não está autorizado como aditivo alimentar.