O Museu da Lua é exibido nos jardins do Palácio Marquês de Pombal, em Oeiras, de 5 a 8 de julho, e acompanhado de uma programação cultural, aberta ao público.
O Museu da Lua, que foi desenvolvido pelo artista britânico Luke Jerram, consiste numa réplica da Lua, com sete metros de diâmetro, construída a partir de imagens de satélite da superfície lunar, de alta resolução. Para além da ‘Lua’ a instalação “é uma fusão de imagens e iluminação lunar, complementada por uma banda sonora desenvolvida pelo aclamado compositor britânico Dan Jones”.
Museu da Lua tem vindo a ser exibido em inúmeros locais, desde 2017, e em diversos eventos. A ’Lua’, pelas suas caraterísticas em dimensão e reprodução da imagem, tem despertado a curiosidade, sobretudo dos mais jovens, como demonstra a pergunta feita a Luke Jerram, feita por uma menina durante a última exibição no Reino Unido. “Vais devolver a lua quando a exposição terminar?”.
A Câmara Municipal de Oeiras está associada à iniciativa no âmbito do programa Oeiras Valley, lançado no passado mês de maio. Um programa que “pretende criar um ecossistema único para a investigação e para os negócios, tendo como pilares estratégicos a ciência e a tecnologia, num território que é já a sede de grandes empresas e instituições de investigação nacionais e internacionais”.
“Para a Câmara Municipal de Oeiras é muito importante acolher um evento destas dimensões, que alia a ciência à cultura” referiu Isaltino Morais, Presidente da Câmara Municipal de Oeiras.
Isaltino Morais acrescentou: “No âmbito do programa Oeiras Valley, lançaremos nos próximos meses a estratégia Oeiras Ciência e Tecnologia, uma agenda concertada com a finalidade de produzir um impacto duradouro e sustentado no território em três grandes esferas, a da educação e sociedade, a da inovação, e a da internacionalização. Em 2020, vamos organizar o primeiro festival internacional da ciência (Oeiras Valley Festival de CIência)”.
O Museu da Lua, em Oeiras, é “um símbolo da criatividade e inovação britânicas, é o perfeito complemento à participação do Reino Unido, como país convidado, no Encontro Ciência 2019, que decorre de 8 a 10 de julho no Centro de Congressos de Lisboa, e que terá como um dos temas científicos em destaque o 50º aniversário da chegada do Homem à Lua.”
“É um enorme orgulho poder colaborar com a Câmara Municipal de Oeiras para trazer a Portugal esta fantástica instalação artística. Esta Lua em Oeiras, e a nossa participação no Encontro Ciência 2019 como país convidado, ilustram na perfeição as fortes relações bilaterais entre Portugal e o Reino Unido nas áreas da educação, cultura, ciência e inovação, e que queremos aprofundar no futuro” referiu o Embaixador Britânico em Portugal, Chris Sainty.