As projeções económicas da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE), divulgadas hoje, preveem uma forte recuperação da economia portuguesa, com o PIB a aumentar 4,8% em 2021, 5,8% em 2022 e 2,8% em 2023, ou seja a previsão é de 14%, entre 2021 e 2023. Previsões que são muito significativas em relação às oficiais do Governo.
Nos dados apresentados a OCDE coloca o país com a maior taxa esperada de crescimento económico, superando em 1,6 pontos percentuais o nível de atividade económica verificado no pré-pandemia.
Estas previsões da OCDE estão em linha com a trajetória esperada de convergência com a Zona Euro. Até 2023, Portugal deverá crescer quase 2 pontos percentuais acima da Zona Euro, e o quinto valor mais elevado entre os 19 países da moeda única.
Na previsão a OCDE assenta na recuperação da economia portuguesa através do esperado forte crescimento do investimento público e privado, devido ao Plano de Recuperação e Resiliência. Em que considera um crescimento de 24% até 2023.
No domínio das finanças públicas, a OCDE estima que o Governo irá cumprir a meta de défice orçamental prevista para 2021 e que o país irá retomar, ainda este ano, uma trajetória clara de redução da dívida pública.
Para o Ministério das Finanças as previsões da OCDE “são um sinal claro da credibilidade que o País tem conquistado nos últimos anos e reafirmam a confiança que as instituições internacionais depositam no desempenho da economia portuguesa”.