Depois de em maio de 2019 ter adotado os Princípios sobre Inteligência Artificial, que são os primeiros padrões internacionais acordados pelos governos para uma administração responsável de Inteligência Artificial (IA) confiável, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) lança, agora, o Observatório de Políticas de Inteligência Artificial.
O Observatório de Políticas de Inteligência Artificial da OCDE, vai a partir de 27 de fevereiro, e ajudar “os países a incentivar, apoiar e monitorar o desenvolvimento responsável de sistemas confiáveis de inteligência artificial para benefício de sociedade”.
O Observatório, inspirado nos Princípios da OCDE sobre IA, é uma plataforma eletrónica inclusiva para ação governamental que apresenta um banco de dados abrangente de políticas de IA em todo o mundo.
No capítulo “Inteligência Artificial e Sociedade” de um relatório recente da OCDE sobre considerações de políticas públicas, são analisadas importantes questões políticas que acompanham a difusão da IA. Este trabalho apoia os Princípios da OCDE baseados no valor sobre IA, e descreve políticas nacionais para promover sistemas de IA confiáveis.