Música, drama, liturgia e profano cruzavam-se frequentemente para oferecer um espetáculo de profundíssima devoção, em que o cenário era a própria cidade, e os atores a multidão de crentes que enchiam as ruas com procissões e com as suas preces. Ruas essas, muitas vezes enfeitadas para o efeito, que conduziam a multidão às igrejas engalanadas e preparadas para as solenidades. E claro, estava presente a música, ora glorificando, ora solenizando, escreveu André Cunha Leal na apresentação do concerto “O Pranto de Maria”.
O texto de apresentação continua referindo: “Das obras que vamos ouvir, teremos verdadeiros tesouros, raramente tocados. No entanto, não podemos deixar de destacar a obra-prima que é o Stabat Mater de Antonio Vivaldi e que Andreas Scholl já registou em disco. Esta reflexão sobre o sofrimento da mãe de Cristo, vendo o seu Filho na Cruz, foi alvo dos mais variados olhares ao longo de toda a história da música. Stabat Mater de Antonio Vivaldi, com o seu carácter solene e grave, continua a ser um dos melhores exemplos de música sacra que reflete essa profundíssima devoção da Itália Barroca”.
“Se é verdade que o contratenor alemão Andreas Scholl já veio algumas vezes a Lisboa, não podemos deixar de sublinhar a importância de ser a primeira vez que este artista aceita fazer um concerto com um agrupamento português, sendo por isso uma oportunidade única” conclui o texto de André Cunha Leal.
Programa:
Nicola Porpora (1686-1768)
De Il trionfo della Divina Giustizia ne’ tormente e morte di Gesù Cristo (1716)
Angelo Ragazzi (1680-1750)
Sonata IV em Dó menor, Imitatio in salve Regina Mater Misericordiae
Pasquale Anfossi (1727-1797)
Salve Regina
Leonardo Vinci (1690-1730)
Da oratória Maria dolorata (1725)
Da oratória a 4 vozes (Maria, Angelo, Alba e Selim)
Antonio Vivaldi (1678-1741)
Concerto em dois coros para a Santíssima Assunção de Maria Virgem, RV 581, em Dó maior
Violino solista Stefano Barneschi
Antonio Vivaldi Stabat Mater em Fá menor, RV 621
Divino Sospiro
Violinos I Stefano Barneschi (Concertino), Iskrena Yordanova, Jivka Kaltcheva, Giacomo Coletti, Angelo Calvo
Violinos II Elisa bestetti, Valeria Caponnetto, Matilde Tosetti, Katarzyna Solecka
Violetas Nuno Mendes, Lucio Studer, Gabriele Politi
Violoncelos Rebeca Ferri, Ana Raquel Pinheiro
Contrabaixo Marta Vicente
Alaúde Pietro Prosser
Fagote Giulia Breschi
Órgão/cravo Riccardo Doni
Cravo/órgão José Carlos Araújo
Direção musical Massimo Mazzeo
Contratenor Andreas Scholl