O novo BMW M4 CS com um perfil de caráter distintivo coloca-se exatamente a meio caminho entre o novo BMW M4 Competition Coupé com M xDrive, com consumo de combustível, em ciclo combinado: 10,1 – 10,0 l/100 km; emissões de CO2, em ciclo combinado: 229 – 226 g/km no ciclo WLTP, classe CO2: G, completo com as recentemente introduzidas atualizações de desempenho, design e equipamento e a edição especial BMW M4 CSL de edição limitada de 1.000 unidades, com consumo de combustível, combinado 10,1 – 9,9 l/100 km; emissões de CO2, combinadas: 227 – 224 g/km no ciclo WLTP, classe CO2: G.
As características de desempenho específicas do modelo do motor de seis cilindros em linha do BMW M4 CS, uma transmissão M Steptronic de oito velocidades e tração integral inteligente M xDrive conferem à nova edição especial equilíbrio dinâmico e segurança em qualquer situação. A entrega instantânea de potência e a tração otimizada permitem uma aceleração de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos. Nos testes realizados no circuito Nordschleife de Nürburgring – o derradeiro barómetro para todos os automóveis BMW M no que diz respeito à receita M de potência dinâmica, agilidade e precisão de condução – o novo BMW M4 CS registou um tempo oficial e autenticado de 7 min. 21,989 seg., para a volta completa de 20,832 quilómetros.
Motor de seis cilindros em linha desenvolvido para o automobilismo
O caráter focado na corrida do novo BMW M4 CS é imediatamente reconhecível e um companheiro notável em todas as viagens. A edição especial é movida por uma versão particularmente robusta do motor em linha de seis cilindros de alta rotação com tecnologia M TwinPower Turbo desenvolvido para a linha BMW M3/BMW M4. A unidade de 3,0 litros teve o desempenho em pista como sua razão de ser desde o primeiro dia de seu desenvolvimento. Na verdade, também fornece a base para o motor do BMW M4 GT3, que conquistou o título de carro de turismo do DTM em 2022 na primeira vez que pedi e seguiu em 2023 com vitórias gerais nas corridas de 24 horas em Spa-Francorchamps e Dubai.
O motor do novo BMW M4 CS também beneficia, portanto, da experiência de desenvolvimento da BMW M GmbH e dos muitos anos de experiência em corridas que o sustentam. O motor possui um cárter extremamente rígido, que apresenta uma construção de deck fechado, sem mangas e foi projetado para lidar com pressões de combustão muito altas. A cambota forjada e leve também apresenta uma resistência à torção excecional, o que desempenha um papel importante no fornecimento rápido de potência e apetite por rotações do motor. O revestimento de ferro pulverizado em arco de arame dos furos do cilindro, que também economiza peso, reduz as perdas por atrito.
A cabeça do cilindro, por sua vez, possui um núcleo impresso em 3D. Este processo de fabricação aditiva permite que os dutos de refrigeração sejam direcionados em um arranjo ideal para gerenciamento de temperatura que seria impossível de conseguir usando métodos convencionais de fundição de metal. E o sistema de fornecimento de óleo – tal como o sistema de refrigeração – foi concebido para lidar com os desafios específicos da utilização na pista, incluindo rotações consistentemente elevadas e acelerações laterais extremas.
Características de desempenho personalizadas, som distinto
A tecnologia de corrida fornece as bases para o extraordinário potencial do motor de seis cilindros em linha, que produz uma potência máxima de 405 kW/550 cv sob o capô do novo BMW M4 CS. Isto representa um aumento de 15 kW/20 cv em relação aos valores alcançados pelo motor do BMW M4 Competition Coupé com M xDrive.
O aumento de potência foi conseguido através de revisões específicas da tecnologia M TwinPower Turbo do motor e não exigiu concessões em termos de estabilidade ou durabilidade. Os ajustes envolveram principalmente o aumento da pressão máxima de carga dos dois turbocompressores mono-scroll para 2,1 bar e a realização de alguns ajustes específicos do modelo no gerenciamento do motor.
As atualizações também produzem uma abordagem muito específica às características de desempenho familiares do M, com entrega instantânea de potência que continua inabalável até aos escalões superiores da faixa de rotação, um tema particularmente dominante. O motor do novo BMW M4 CS atinge seu torque máximo de 650 Nm de apenas 2.750 rpm até 5.950 rpm. Desenvolvendo potência máxima a 6.250 rpm e tem uma linha vermelha de 7.200 rpm.
Contribuindo para a excelente resposta do motor está um suporte do motor específico do modelo com taxas de mola maiores. A ligação rígida entre a unidade motriz e a estrutura do veículo permite uma transmissão particularmente direta da sua potência ao sistema de transmissão sempre que o condutor pisa no acelerador.
A potência disponível instantaneamente e o caráter de alta rotação do motor abrem caminho para números de aceleração imponentes. O novo BMW M4 CS acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,4 segundos, enquanto 0 a 200 km/h leva 11,1 segundos. A aceleração média de 80 a 120 km/h é alcançada em 2,6 segundos na 4ª marcha e em 3,3 segundos na 5ª marcha. A velocidade máxima da edição especial – que vem de série no Pacote M Driver – é limitada eletronicamente a 302 km/h.
A entrega de potência do motor é acompanhada pela trilha sonora emocionante gerada pelo sistema de escapamento de dupla ramificação, que apresenta flaps controlados eletricamente, um silenciador traseiro de titânio com design de redução de peso e – no estilo M habitual – dois pares de ponteiras de escape pintadas em preto fosco.
A presença acústica do motor ajusta-se à configuração do trem de força selecionada no menu M Setup. Nos modos SPORT e SPORT+, o timbre do motor ganha tons imperdíveis de carro de corrida. Isto injeta um drama auditivo genuíno nos procedimentos, especialmente durante as mudanças de marcha e os ajustes que as acompanham na velocidade de rotação.
A transmissão M Steptronic de oito velocidades, o M xDrive e o diferencial ativo M convertem uma potência excepcional em um desempenho imponente
O torque do motor é transmitido às quatro rodas do novo BMW M4 CS por meio de uma transmissão M Steptronic de oito velocidades com Drivelogic. Isto é operado usando a alavanca seletora de marcha específica M no console central ou as patilhas de mudança de fibra de carbono no volante.
O botão Drivelogic integrado na alavanca seletora permite ao motorista alterar as características de mudança da transmissão conforme desejado, com uma escolha de configurações disponíveis: uma orientada para o conforto, uma para desempenho esportivo e uma otimizada especificamente para uso em pista.
A potência do motor é canalizada para a estrada pelo sistema M xDrive. Esta tecnologia inteligente de tração integral utiliza uma embraiagem multidisco controlada eletronicamente na caixa de transferência para distribuir suavemente a potência do motor entre as rodas dianteiras e traseiras – maximizando assim a tração, a agilidade e a estabilidade direcional em qualquer situação. O fornecimento de óleo da embreagem multidisco foi otimizado para garantir que o sistema de tração integral continue a funcionar de forma eficaz, mesmo durante sessões de pista ultraintensas.
A inclinação da roda traseira do sistema M xDrive e a forma como ele se une ao Diferencial Ativo M no eixo traseiro – cujo funcionamento também é totalmente variável – contribuem para a sensação característica do M ao acelerar ou acelerar nas curvas. Além disso, o menu M Setup permite selecionar o modo 4WD Sport, que direciona uma proporção ainda maior do torque do motor para as rodas traseiras. Os motoristas também podem desligar completamente o sistema DSC (Controle Dinâmico de Estabilidade) e ativar a tração traseira pura através do modo 2WD. Isto envolve condutores qualificados na experiência de condução num grau ainda mais intenso.
Ajuste específico do modelo para tecnologia de chassi e sistemas de controlo
A tecnologia de chassis do novo BMW M4 CS foi ajustada precisamente às características de desempenho do motor, ao conceito geral do veículo e à sua distribuição de peso. A cinemática dos eixos ajustada individualmente e as configurações personalizadas de cambagem das rodas, amortecedores, molas auxiliares e barras estabilizadoras servem para otimizar a precisão da direção, a transmissão de forças de controlo lateral nas curvas, a resposta das molas e amortecimentos e a localização das rodas.
Os amortecedores controlados eletronicamente da suspensão adaptativa M do novo BMW M4 CS também vêm em uma configuração específica do modelo, assim como a direção eletromecânica M Servotronic com relação variável e seu sistema de freios integrado. As configurações do sistema DSC e do Modo Dinâmico M também foram propositadamente adaptadas às exigências específicas da condução em circuito dinâmico. O Modo Dinâmico M dá aos condutores liberdade extra para explorar os limites dinâmicos do carro, empurrando para trás os pontos de intervenção para as diversas medidas de estabilização do sistema DSC. Quando o condutor adota um estilo de condução extremamente desportivo, o deslizamento das rodas resultante garante uma transmissão de potência ainda melhor e ajuda a impulsionar o carro na estrada com segurança extra.
Rodas de liga leve forjadas exclusivas e pneus de esteira instalados como padrão
O modelo de edição especial está equipado de série com freios M Compound com pinças pintadas em vermelho ou preto. As pinças dos freios de cerâmica M carbono opcionais podem ser especificadas em acabamento pintado em vermelho ou dourado fosco. O novo BMW M4 CS também vem de série com rodas de liga leve M forjadas com design exclusivo de raios em V – disponíveis em Ouro Bronze fosco ou Preto fosco.
As rodas leves, de 19 polegadas no eixo dianteiro e 20 polegadas na traseira, são equipadas de série com pneus de pista, pneus ultra track como opção, para maximizar a experiência de desempenho na pista de corrida. Oferecendo excelente controlo lateral e estabilidade direcional, sensação de direção precisa e tração ideal, esses pneus de pista – nas dimensões 275/35 ZR19 (dianteiro) e 285/30 ZR20 (traseiro) – representam uma proposta atraente, mesmo quando o motorista está vivendo fora suas ambições esportivas em um circuito. Os clientes que pretendem usar seu BMW M4 CS principalmente para a condução diária podem selecionar pneus de alto desempenho nos mesmos tamanhos como opção gratuita.
Aplicação intensiva de design leve
Extensas medidas de design leve desempenham um papel importante na moldagem das qualidades de desempenho e caráter exclusivo do novo BMW M4 CS. O uso de componentes feitos de plástico reforçado com fibra de carbono é de fundamental importância aqui. O tejadilho em fibra de carbono é um excelente exemplo, pois o seu baixo peso aproxima o centro de gravidade do automóvel da estrada e, portanto, aumenta a agilidade e a dinâmica em curva. O capô, o divisor dianteiro, as entradas de ar dianteiras, as capas dos retrovisores externos, o difusor traseiro e o spoiler traseiro estilo Gurney também são feitos deste material leve e de alta tecnologia.
A adesão ao princípio do design inteligente e leve também é evidente no interior. Na verdade, no interesse de reduzir o peso dentro do habitáculo, a consola central, as patilhas de mudança no volante e os elementos de acabamento interior são todos feitos de plástico reforçado com fibra de carbono. O modelo de edição especial também vem de série com assentos bacquet M Carbon, cuja construção minimizadora de peso é destacada pelo uso de plástico reforçado com fibra de carbono nos elementos estruturais da almofada do assento e encosto, bem como nos recortes atraentes nos apoios laterais e abaixo dos encostos de cabeça.
Além disso, o sistema de escapamento do novo BMW M4 CS é mais de quatro quilos mais leve, graças ao uso de um silenciador traseiro de titânio. No total, as medidas de design leve reduzem o peso do carro em cerca de 20 kg em comparação com o BMW M4 Competition Coupé com M xDrive.
O suporte frontal M opcional maximiza a rigidez torcional
Um suporte dianteiro M – também projetado para leveza – pode ser especificado como uma opção para o BMW M4 CS para aumentar a rigidez torcional e melhorar o manuseio em curvas feitas de forma dinâmica. Os elementos de alumínio fundido que ligam as torres dos amortecedores à dianteira apresentam uma geometria de peso otimizado que foi precisamente adaptada – com a ajuda de modelos numéricos – às forças aplicadas em diversas situações de condução.
Recursos de design exclusivos prometem desempenho emocionante
O novo BMW M4 CS anuncia instantaneamente o seu caráter mais aguçado com uma série de características de design individuais. As novas pinturas especiais BMW Individual Azul Riviera e Verde Frozen Isle of Man Metálico estão disponíveis exclusivamente para o mais recente modelo de edição especial da BMW M GmbH. As superfícies em fibra de carbono exposta para o tejadilho e o par de recortes esculpidos no capot mostram a estrutura distinta do material, tal como o divisor dianteiro, as entradas de ar dianteiras, as capas dos espelhos retrovisores exteriores M, o spoiler traseiro e o avental traseiro. Juntamente com as saias laterais pretas e as guelras M, os elementos CFRP proporcionam um contraste impressionante com os novos e arrojados acabamentos de pintura. O novo BMW M4 CS também pode ser especificado nas cores exteriores M Brooklyn Grey metálico e Sapphire Black metálico.
A dianteira do veículo ostenta uma grade em forma de rim BMW sem moldura e que reduz o peso, com uma sensação despojada que lembra as máquinas de corrida. Projetado especialmente para este modelo, suas características de identificação incluem linhas de contorno vermelhas e o emblema “M4 CS” na parte superior das duas barras horizontais da grade. Tanto o emblema do modelo na frente quanto seu equivalente na tampa do porta-malas têm superfícies pretas com borda vermelha.
Os faróis atraentes acrescentam outro toque especial à dianteira do novo BMW M4 CS. Seus ícones de luz esculturais acendem em amarelo em vez de branco – tanto durante a Animação de Luz de Boas-Vindas quanto enquanto os faróis baixos ou máximos estão ligados – e, portanto, fazem referência a carros de corrida GT de sucesso. As luzes traseiras do BMW M4 CS fazem uma declaração visualmente poderosa com sua aparência marcante durante as horas de escuridão. Além de gerar um brilho poderoso, sua tecnologia Laserlight também é marcada por intrincados feixes de fibra ótica dentro das unidades de luz, que têm uma aparência “flutuante” e são iluminadas por um díodo laser. O resultado é um efeito 3D proeminente. Esta tecnologia foi vista pela primeira vez na edição especial de alto desempenho do BMW M4 CSL, produzida numa tiragem limitada de 1.000 unidades, e agora também traz uma estética exclusiva ao BMW M4 CS.
Estilo de corrida no cockpit: assentos M em carbono com detalhes de design exclusivos
Exalando um apelo visual purista, o cockpit do BMW M4 CS concentra-se diretamente em proporcionar uma experiência de condução emocionante, ao mesmo tempo que combina com sucesso a sua aura de corrida distinta com características de conforto para a condução diária – graças a materiais de alta qualidade e elementos de design exclusivos.
O volante M Alcantara de série com design de três raios e aro de fundo plano oferece uma combinação perfeita de aderência segura para manobras de condução dinâmicas e conforto impressionante em viagens mais longas. Seu marcador central vermelho e remos de mudança de plástico reforçado com fibra de carbono adicionam um sabor autêntico de corrida ao cockpit. Os assentos bacquet M Carbon padrão em um design específico do modelo também combinam a sensação de um carro de corrida e o conforto em longas distâncias com um efeito excepcional. Totalmente elétricos e aquecidos possuem apoios de cabeça integrados e um emblema de modelo iluminado.
Os bancos M Carbon do BMW M4 CS são estofados em couro Merino e apresentam um design exclusivo com esquema de cores Preto/Vermelho e costuras contrastantes distintas. Este acabamento bicolor é transportado para o compartimento traseiro do carro esportivo de alto desempenho. Tanto os painéis das portas dianteiros quanto os painéis laterais traseiros são revestidos inteiramente em couro preto.
A inscrição “CS” vermelha na consola central, os cintos de segurança M com costuras contrastantes nas cores BMW M GmbH, o forro do tejadilho em cor antracite, os frisos interiores com acabamento em fibra de carbono e as soleiras das portas com a inscrição “M4 CS” contribuem para o ambiente exclusivo dentro do carro.
Visor curvo BMW com leituras específicas M, novo BMW iDrive
A versão mais recente do display e sistema de controlo/operação BMW iDrive baseado no Sistema Operacional BMW 8.5 fornece controlo intuitivo de inúmeras funções do veículo e serviços digitais. O BMW Curved Display apresenta leituras específicas M e está voltado para o motorista, ajudando-o a se concentrar na estrada à frente. O agrupamento de telas totalmente digital é formado por um display de informações de 12,3 polegadas atrás do volante e um display de controlo com diagonal de tela de 14,9 polegadas.
As familiares M Shift Lights aparecem na parte superior do display de informações, enquanto o sistema de estabilidade de direção, o M xDrive e os modos de controlo de tração são todos indicados na área inferior. Widgets especiais contendo informações sobre a configuração atual do veículo, bem como pressões e temperatura dos pneus podem ser adicionados à tela inicial do display de controlo.
O BMW iDrive atualizado também inclui o BMW Intelligent Personal Assistant e foi projetado com particular ênfase no toque e no controle de voz. Além dos gráficos específicos M, o sistema também apresenta agora uma nova forma de operar o controlo automático de climatização: as configurações de temperatura e ventilação, bem como o aquecimento dos bancos podem ser controlados por toque, usando uma opção de menu especial na área inferior do display de controlo ou por comando de voz.
Botão de configuração para personalizar a configuração do veículo, M Drive Professional com M Drift Analyzer e M Laptimer como padrão
O botão Setup específico do M no console central permite acesso direto às opções de configuração do motor, chassi, direção, sistema de freios e M xDrive. Duas variantes de configuração configuráveis individualmente podem ser armazenadas permanentemente, juntamente com as configurações preferidas para a nota do motor, o sistema DSC, a função Automatic Start/Stop e as características de mudança da transmissão M Steptronic de oito velocidades, e depois recuperadas usando um dos dois botões M no volante.
Também instalado de série no novo BMW M4 CS está o sistema M Drive Professional. Isso inclui funções otimizadas para pista, como o M Drift Analyser, que avalia e registra deslizamentos de curva executados propositalmente, e o M Laptimer, que fornece dados detalhados sobre voltas na pista e permite que motoristas com espírito esportivo compartilhem suas façanhas com a comunidade. Além disso, vem com M Traction Control, cujos dez estágios também ajudam os motoristas a desfrutar do prazer de dirigir o carro com entusiasmo na pista.
O botão M Mode no console central é outra ferramenta do pacote M Drive Professional e pode ser usado para ajustar as respostas do sistema de assistência ao motorista e o conteúdo mostrado no display de informações e no Head-Up Display. Além das configurações ROAD e SPORT, o BMW M4 CS também oferece um modo TRACK projetado exclusivamente para uso em circuitos de corrida.
Opções de primeira classe para maior prazer e conforto na condução diária
A especificação do BMW Live Cockpit Professional padrão inclui o BMW Head-Up Display com gráficos específicos M, o sistema de navegação BMW Maps baseado em nuvem, integração com smartphone, telefonia com carregamento sem fio e interface WiFi. O BMW Drive Recorder está disponível como opção.
O novo BMW M4 CS oferece adicionalmente aos clientes uma seleção seleta de recursos de conforto e sistemas de assistência ao motorista, com foco firme no prazer de dirigir puro.
Comfort Access, sistema de alarme, controle de temperatura automático de duas zonas, sistema de som surround Harman Kardon, controle de distância de estacionamento, assistente de estacionamento, aviso de colisão frontal, aviso de saída de faixa e sistema de informações de limite de velocidade estão todos incluídos como padrão, enquanto automático a operação da tampa do porta-malas e o sistema Driving Assistant podem ser adicionados como opções.
EMISSÕES E CONSUMO DE CO2
BMW M4 CS
Consumo de combustível combinado 10,2 l/100 km; Emissões combinadas de CO 2 : 232 g/km no ciclo WLTP, classe CO 2 : G
BMW M4 Coupé de Competição
Consumo de combustível, combinado 10,1 – 10,0 l/100 km; Emissões de CO 2, combinadas: 229 – 226 g/km no ciclo WLTP, classe CO2: G
BMW M4 CSL
Consumo de combustível combinado 10,1 – 9,9 l/100 km; Emissões de CO2, combinadas: 227 – 224 g/km no ciclo WLTP, classe CO2: G