O 160º aniversário da Rainha D. Amélia inspira Temporada de Concertos da Fundação da Casa de Bragança

O 160º aniversário da Rainha D. Amélia inspira Temporada de Concertos da Fundação da Casa de Bragança
O 160º aniversário da Rainha D. Amélia inspira Temporada de Concertos da Fundação da Casa de Bragança. Foto: Rosa Pinto

A temporada de Concertos de 2025 da Fundação da Casa de Bragança é dedicado a evocar o 160º aniversário do nascimento da Rainha D. Amélia. Do programa consta que o primeiro concerto está agendado para o dia 25 de abril (sexta-feira), com o Coro de Câmara “Essence Voices”.

De abril a dezembro, pelas 21h00, o Paço Ducal de Vila Viçosa irá acolher nove concertos inspirados na memória biográfica da princesa de França, duquesa de Bragança e rainha de Portugal, nascida em 28 de setembro de 1865. O fundo musical do Museu-Biblioteca da Casa de Bragança elucida-nos sobre a relação sublime que existiu entre “Sua Magestade”, a música e o Palácio Ducal de Vila Viçosa.

O programa da temporada revisita músicos contemporâneos de Amélia de Orléans e presta tributo à dimensão do feminino associada ao legado da última rainha de Portugal e às mulheres pioneiras nas áreas da música e de outras artes. Recorde-se que a temporada de 2024 foi dedicada aos 500 anos do nascimento de Luís Vaz de Camões.

Um décimo concerto da Temporada de 2025, no dia 31 de maio, pelas 17h00, parte do Arquivo Musical detido pela Fundação da Casa de Bragança para apresentar composições sacras que não são interpretadas, há vários séculos, no Palácio de Vila Viçosa.

Todos os concertos são gratuitos, acontecem todas as sextas-feiras do mês, às 21h00, na Capela do Paço Ducal.

Coro de câmara “Essence Voices”

Fundado em 2015, é constituído por 14 elementos, alunos e ex- alunos da Ourearte – Escola de Música e das Artes de Ourém e do Conservatório de Artes Canto Firme de Tomar. A génese partiu dos elementos do coro e o seu repertório abrange do renascimento ao contemporâneo.

O coro teve a primeira apresentação no concerto de encerramento do ano letivo, na Sociedade Filarmónica Recreio Alverquense, a convite do coro Pueri Cantorum. Desde então tem realizado diversos concertos.

No verão de 2021, organizou a primeira Academia de Verão, que decorreu entre 18 e 25 de julho, uma semana dedicada à voz, que ofereceu aos participantes as modalidades coral e cénica, tendo culminado em dois concertos para apresentação do trabalho desenvolvido, no Mosteiro da Batalha e no Convento de Cristo, em Tomar.

Do coro fazem parte os elementos: Ângela Silva, Daniela Antunes, Mara Monteiro, André Mendes e Toni Mendes. É sua diretora musical a maestrina Carla Pais.

Imagens dos Recitais da Rainha D. Amélia, que fazem parte do arquivo do Museu-Biblioteca da Casa de Bragança e que também estão presentes no Livro de Rui De Luna: “A Sua Magestade a Rainha D. Amélia de Portugal”, Um raro acervo musical, Livros de Muitas Cousas, nº 4.