O consumo em Portugal, no mês de dezembro de 2023 aumentou face ao ano anterior, indicam dados do SIBS Analytics. O crescimento foi de 16% em número de operações face ao ano anterior. Observou-se que os dias 21, 22 e 23 de dezembro foram os que registaram um volume maior de operações, envolvendo mais de 8 milhões de operações por dia.
Mas os dados indicam que o crescimento do consumo foi, contudo, mais expressivo nas compras online, como um aumento de 37,9%, em 2023, enquanto as compras em loja registaram uma subida de 12,5% face ao período homólogo de 2022 – uma evolução que acompanha a tendência já registada em 2022.
O comércio online continua a registar uma trajetória de crescimento, com os pagamentos online a pesarem 18% do total de pagamentos verificados em dezembro de 2023, o que corresponde a mais três pontos percentuais do que em 2022.
O MB WAY também é cada vez mais uma escolha dos portugueses para pagar as compras, isto tanto nas compras online como nas compras em loja física. No último mês de 2023, os pagamentos em loja através do MB WAY cresceram 1,8 vezes face ao período homólogo de 2022 e as compras online registaram um incremento de 1,7 vezes face ao mesmo período.
Os dados do SIBS Analytics permitem mostram que o número de compras físicas realizadas pelos portugueses no estrangeiro durante o mês de dezembro registaram um crescimento de 11% face ao período homólogo, e o número de compras com cartões estrangeiros em Portugal cresceu 23% em relação a dezembro de 2022.
Por setores de compras os dados do SIBS Analytics mostram os maiores aumentos de pagamentos registaram maior variação do número de compras em dezembro 2023 face ao resto do ano (janeiro-novembro 2023) foram os de Casa & Decoração (setor que cresceu 2,2 vezes), Jogos & Brinquedos, 2,0 vezes, Perfumaria & Cosmética 1,9 vezes e Roupa & Acessórios 1,8 vezes.