Dados da Comissão Europeia indicam que, em 2019, perderam a vida em acidentes rodoviários nas estradas da União Europeia cerca de 22 800 pessoas, o que representa quase menos 7 000 vítimas mortais do que em 2010, ou seja, uma diminuição de 23 %. Em comparação com 2018, este número diminuiu 2 %.
Em termos de média por cada milhão de habitantes o número foi de 51 vítimas mortais em toda a União Europa continua a ser, de longe, a região mais segura do mundo em termos de segurança rodoviária. Em Portugal o número de vítimas mortais foi de 61 pessoas.
Adina Vălean, comissária dos Transportes, declarou: “Estradas europeias sem mortes e sem feridos graves até 2050. É este o nosso objetivo. Pretendemos reduzir para metade o número de vítimas mortais e de feridos graves até 2030, e acreditamos que o nosso objetivo pode ser alcançado”.
A Comissária acrescentou: “Mas nos últimos anos os números estagnaram. Além disso, as disparidades entre os países continuam a ser acentuadas. Só graças a uma combinação de medidas legislativas, financiamento adequado, normas relativas a veículos e infraestruturas, digitalização e intercâmbio de boas práticas poderemos alcançar o nosso objetivo.”
Em 2019, oito Estados-Membros registaram os mais baixos números desde sempre de vítimas mortais: a Croácia, a Finlândia, a França, a Alemanha, a Grécia, a Letónia, o Luxemburgo e a Suécia. Uma evolução que não foi acompanhada na maioria dos países.
As estradas mais seguras foram as da Suécia, com 22 vítimas mortais por milhão de habitantes e da Irlanda com 29, enquanto a Roménia o número foi de 96 por milhão, a Bulgária de 89 e a Polónia de 77 registaram as taxas de mortalidade mais elevadas em 2019.
Alguns países realizaram progressos consideráveis: A Grécia, a Espanha, Portugal, a Irlanda, os três países bálticos (a Letónia, a Lituânia e a Estónia) e a Croácia registaram reduções superiores à média (entre 30 e 40 %) no número de vítimas mortais em acidentes rodoviários.
Número de vítimas mortais em acidentes rodoviários por milhão de habitantes – dados preliminares relativos a 2019