São 49.624 os estudantes candidatos ao ensino superior público inscritos na 1ª fase do Concurso Nacional de Acesso (CNA) para o ano letivo de 2018-2019. Este número representa cerca de 57% do número de estudantes inscritos nos exames nacionais do 12º ano.
Dados do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) indicam que o número total de candidatos diminui 5,6% face ao ano anterior, uma redução que é equivalente ao número de estudantes do 12º do ensino secundário inscritos em 2018 nos exames nacionais.
Verifica-se, no entanto, que pelo 4º ano consecutivo a percentagem de candidatos ao ensino superior público em relação ao número de alunos do 12º ano inscritos em exames nacionais é superior a 55%, situando-se este ano nos 57%, menos 1% em relação a 2017.
O MCTES lembrou que Concurso Nacional de Acesso ao ensino superior público inclui mais duas fases. A 2ª fase do CNA ao ensino superior público decorre entre 10 e 18 de setembro, enquanto a 3ª fase decorre entre 4 e 8 de Outubro.
Para além dos CNA, e adicionalmente, continuam abertos os outros mecanismos de acesso ao ensino superior público, designadamente através de formações curtas, ou seja dos cursos de Técnicos Superiores Profissionais (TeSP) e de concursos especiais, entre outros.
O MCTES lembrou que os resultados da 1ª fase do concurso nacional de acesso são divulgados na segunda-feira, 10 de setembro, no website da Direção-Geral do Ensino Superior. Os resultados podem também ser consultados através da aplicação ES Acesso, disponível nas plataformas iOS e Android.