O BMW i3 é o carro elétrico mais vendido da classe desde 2014, não apenas na Europa, mas também no mundo. Na Alemanha superou todas as estatísticas de registo de veículos para o segmento de carros elétricos. O BMW i3 com um design inovador ajudou a tornar a BMW popular nas soluções de mobilidade elétrica.
Os novos modelos BMW i3 e i3s com a tecnologia BMW eDrive permitem aos motoristas desfrutarem de uma mobilidade livre de emissões de gases e com uso eficiente de energia para ambientes urbanos e diários. Ambos os modelos usam baterias de íon de lítio desenvolvidas pelo BMW Group com capacidade de 94 amperes horas (Ah) ou 33 quilowatts-hora (kWh).
Os novos BMW i3 e i3s vêm equipados com faróis de LED, que empregam unidades de lâmpadas LED para feixe de máximos e médios, bem como nas luzes diurnas. Os novos indicadores de sinalização também possuem tecnologia LED, bem como todas as funções de iluminação na parte frontal e traseiras do veículo.
O novo BMW i3s incorpora uma série de elementos de design próprios, que destacam o carater dinâmico. Vem equipado como suspensão desportiva e está disponível com jantes de rodas de liga leve de 20 polegadas com design exclusivo de duplo raio com 20 milímetros maiores do que as versões disponíveis anteriormente.
O motor elétrico síncrono que equipa o novo BMW i3 gera uma potência máxima de 125 kW / 170 cv. O seu pico de torque é de 250 Nm. Isso significa que ao pisar no pedal do acelerador desencadeia imediatamente uma aceleração ‘emocionante’. Uma transmissão automática com entrega contínua de energia aumenta o ritmo do carro de forma dinâmica. O novo BMW i3 alcança 0-100 km / h (62 mph), em 7,3 segundos, e atinge a velocidade máxima de 150 km / h (93 mph).
A bateria está localizada por baixo no piso do veículo, trata-se de uma bateria de íon de lítio com capacidade para uma faixa de 290 a 300 quilómetros com base no ciclo NEDC, ou de 235 a 255 quilómetros conforme WLTP e até 200 quilómetros quando o uso diário é diário. O consumo combinado de energia elétrica do novo BMW i3 no ciclo NEDC varia entre 13,6 e 13,1 kWh por cada 100 quilómetros.
A condução do novo BMW i3 é melhorada devido ao sistema de controle dinâmico de estabilidade (DSC) que é aqui otimizado. O sistema de controle de tração, de resposta abrangente, responde mais rápido, garantindo uma condução com segurança em todas as condições de trafego e de estradas.
O BMW i3 apresenta uma forma globalmente exclusiva de estabilidade direcional, tanto sob aceleração dinâmica como na sobrecarga com travagem regenerativa. A tração durante estrada com neve e nas estradas com chuva foi melhorada. O modo de Controle de Tração Dinâmico agora aumenta a agilidade quando em velocidades mais elevadas e durante as curvas, permitindo movimentos suaves e seguramente controláveis quando os níveis de aderência são reduzidos.
O novo BMW i3s oferece uma interpretação ainda mais desportiva da mobilidade silenciosa com zero emissões, equipado com um motor elétrico de alta performance de 135 kW / 184 hp que gera um torque máximo de 270 Nm. Nos limites da faixa de velocidade do motor, a potência e o torque do sistema de transmissão representam uma melhoria até 40% em relação ao BMW i3. Além disso, o novo BMW i3s possui suspensão desportiva com molas especialmente desenvolvidas, amortecedores e barras anti-roll.
Apenas são suficientes 6,9 segundos para ver o novo BMW i3s irromper a 100 km / h (62 mph) para uma velocidade máxima de 160 km / h (99 mph). Apresenta um consumo combinado de energia elétrica de 14,3 kWh por 100 quilómetros no ciclo NEDC. A bateria suporta uma autonomia de 280 quilómetros, com base no ciclo NEDC, e de 235 a 245 quilómetros, conforme WLTP, e até 200 quilômetros quando em uso diário.
Um motor a gasolina de dois cilindros de 28 kW / 38 cv está disponível como opção tanto para o novo BMW i3 quanto para o novo BMW i3s. O motor conduz um gerador que produz energia conforme necessário durante a condução para manter um nível de carga constante na bateria de grande capacidade.
O motor a gasolina opcional amplia o alcance do carro em uso diário em 150 quilómetros, aumentando cerca de 180 quilómetros até um máximo de 330 quilómetros. A gama totalmente elétrica do novo BMW i3 com extensor tem um alcance de 225 a 235 quilómetros, conforme NEDC e 190 a 200 quilómetros, conforme WLTP. Os números correspondentes para o novo BMW i3s com extensor atinge uma distancia de 220 quilómetros, no NEDC, e 185 a 195 quilómetros no ciclo WLTP.
No ciclo NEDC, o novo BMW i3 com extensor tem valores de consumo combinados por 100 quilómetros de 11,9 a 11,5 kWh de energia elétrica e 0,6 litros de combustível, no mesmo ciclo combinado NEDC, o novo BMW i3s com extensor tem valores de consumo de 12,5 kWh de energia elétrica por 100 quilómetros e 0,7 litros de combustível.