Reino Unido lança satélite para apoiar operações militares. O satélite Tyche é o primeiro do Comando Espacial do Reino Unido que pode capturar imagens e vídeos diurnos da superfície da Terra, e assim, fornecer capacidades de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento.
O Ministério da Defesa do Reino Unido refere em comunicado que o conflito na Ucrânia mostrou que o uso do espaço é crucial para operações militares. O Tyche é o primeiro satélite a ser lançado sob o programa Inteligência, Vigilância e Reconhecimento baseado no espaço do Ministério da Defesa, e vai integrar uma constelação de satélites e sistemas terrestres de suporte até 2031.
A constelação de satélites para além de apoiarem as operações militares, também irão contribuir para outras tarefas governamentais, incluindo monitoramento de desastres naturais, desenvolvimento de informações de mapeamento, monitoramento ambiental e rastreamento do impacto das mudanças climáticas no mundo.
O Tyche foi projetado e construído no Reino Unido num contrato de 22 milhões de libras (cerca de 26 milhões de euros) concedido pela Defence Equipment & Support à Surrey Satellites Technology Limited (SSTL), o Tyche é, assim, o primeiro satélite a ser totalmente de propriedade do Ministério da Defesa do Reino Unido.
O Tyche foi lançado da Base da Força Espacial de Vandenberg, Califórnia, pela SpaceX, pelo foguete reutilizável Falcon 9, como parte da missão ‘Transporter 11’.