Após o desenvolvimento de um projeto de habitação a custos controlados na Avenida das Forças Armadas, em Lisboa, o Grupo Casais está agora a edificar um conjunto de infraestruturas que vão apoiar o complexo residencial. Um projeto de obras públicas que envolve jardins, passeios pedonais, arborização e um parque de estacionamento subterrâneo.
O edifício do parque de estacionamento é composto por cinco pisos subterrâneos, com uma capacidade total de 586 lugares de estacionamento. No piso 0, ficarão todos os serviços de apoio ao parque: instalações sanitárias públicas masculinas e femininas, integrando cada uma delas cabines para pessoas de mobilidade reduzida.
A área do piso 0 compreende ainda o espaço de atendimento, com cabine de controlo e gestão de acessos, circulação interior, copa e instalação sanitária com vestíbulo de serviço e área de sala técnica, bem como espaço para grupo gerador; espaço para lixos e conjunto de espaços afetos ao posto de transformação. Nos pisos -4 e -5, concentram-se os restantes espaços técnicos e de serviço ao parque – arrumo geral e central de bombagem e depósitos.
A estrutura deste edifício será em betão armado, com paredes, pilares, vigas e lajes, que serão maciças e inclinadas, apoiadas nos pilares por meio de capitéis e em paredes estruturais em betão. Está ainda prevista, na primeira fase da empreitada, a realização de trabalhos de arqueologia.
A área de jardim, com cerca de 10.000 m2, distribuídos de forma equitativa, entre a cobertura do parque de estacionamento e o espaço a nascente entre este e os edifícios de Habitação de Renda Acessível. A banda sobre a cobertura do estacionamento destina-se a um recreio refletido também na localização de equipamento lúdico e pavimento infantil.
Esta obra pública foi adjudicada à Casais Engenharia e Construção pela SRU Lisboa Ocidental, S.A- Sociedade de Reabilitação Urbana no final de 2022, tendo o início dos trabalhos ocorrido em janeiro de 2023. O prazo de execução previsto é de 1.030 dias, divididos entre 180 dias de trabalhos de arqueologia e 850 dias de execução.
“Este é um projeto que está alinhado com o nosso compromisso de contribuir para a criação de impacto positivo na sociedade. Esta obra, que apoia o projeto de construção de habitação a custos controlados que estamos a desenvolver no loteamento das Forças Armadas, mostra uma intervenção completa, que fornece, de forma organizada, as condições necessárias a esta infraestrutura ”, comentou António Carlos Rodrigues, CEO do Grupo Casais.
A Casais é também responsável pelo projeto de construção de habitação para rendas de custos controlados no loteamento das Forças Armadas, em Entrecampos, Lisboa. É um edifício de apartamentos com nove pisos, destinado à habitação, que possui no piso térreo espaços comuns de uso exclusivo dos moradores e áreas técnicas. A construção é tradicional e a obra, com um valor de empreitada de 9.325.862,38 €, arrancou no dia 30 de janeiro de 2023, sendo o prazo atual de execução correspondente a 22 meses. O edifício é composto por 68 unidades de habitação, com 15 unidades de tipologia T0; 23 unidades de tipologia T1 e 30 unidades T2.