O novo Kia Niro EV combina o design atraente com a força de um carro totalmente elétrico, e a experiência de ser um crossover. Com uma autonomia de longa distância, até 385 quilômetros, faz com que seja um dos veículos elétricos adequado às necessidades em qualquer parte do mundo.
O Niro EV ocupa uma posição única no mercado global como veículo utilitário crossover (CUV) totalmente elétrico, ao lado dos modelos Híbridos e Plug-in Híbridos existentes, modelos que desde 2016 já venderam mais de 200.000 unidades em todo o mundo.
O fabricante coreano já recebeu mais de 5.000 pré-encomendas do Niro EV do seu mercado doméstico desde que o carro foi revelado no início deste ano.
O Niro EV é o segundo veículo elétrico vendido pela Kia depois do Soul EV. A empresa indicou que o novo Niro EV vai estar à venda na Europa no final de 2018 e na América do Norte no primeiro trimestre de 2019.
Autonomia de 385 quilómetros
O Niro EV oferece aos condutores a capacidade de autonomia de longa distância, com zero emissões e desempenho agradável com um sistema de transmissão de nova geração para veículos elétricos.
Uma bateria de polímero de lítio de 64 kWh de alta capacidade permite um alcance de condução até 385 quilômetros com uma única carga. Quando conectado a um carregador rápido de 100 kW, leva 54 minutos a recarregar a bateria do Niro EV até 80%. Os clientes podem optar por uma bateria de polímero de lítio de apenas 39,2 kWh, que possui uma autonomia até 246 quilômetros com uma única carga.
A potência é fornecida às rodas dianteiras através de um motor de 150 kW, produzindo torque de 395 Nm a partir da posição de parado, para aceleração de 0 a 100 km / h em apenas 7,8 segundos. A bateria está localizada no fundo do corpo, abaixo do piso do porta-malas, criando um centro de gravidade mais semelhante ao de um sedan ou a um hatchback, garantindo a máxima estabilidade e prazer de condução em estradas sinuosas.
Sistemas avançados de assistência ao motorista
O Niro EV oferece aos condutores uma variedade de sistemas avançados de assistência da Kia, para vários ambientes e cenários para reduzir o risco de uma colisão.
Os sistemas de segurança ativa disponíveis incluem o Forward Collision Warning com Assistência de Prevenção de Colisão Frontal, o Smart Cruise Control com o Intelligent Stop & Go e o Lane Following Assist. O Lane Following Assist é uma tecnologia de condução autónoma de ‘Nível Dois’ que segue os veículos em frente ao carro no trânsito e deteta marcações rodoviárias para manter o Niro EV na sua faixa da autoestrada. O sistema controla aceleração, travagens e direção de acordo com o comportamento dos veículos que seguem à frente, usando sensores externos para manter uma distância segura. O Lane Following Assist funciona entre 0 e 130 km / h.
Design futurista inspirado em Niro EV Concept 2018
Projetado nos centros de design da Kia na Califórnia, EUA, e em Namyang, na Correia, o Niro EV incorpora um corpo elegante e aerodinâmico com superfícies sutilmente esculpidas. O carro demonstra que, uma maior eficiência na estrada não significa sacrificar o design emocionalmente envolvente ou a versatilidade de um crossover.
O Niro EV diferencia-se dos já existentes Niro Hybrid e Niro Plug-in Hybrid com uma série de recursos exclusivos de design. Inspirando-se no Niro EV Concept revelado na Consumer Electronics Show de 2018 em Las Vegas, o exterior é baseado no conceito de design “Clean and High-tech“. Uma grelha futurista e aerodinâmica, uma porta de carregamento integrada, com um logotipo Niro. Entradas de ar redesenhadas e novas luzes diurnas LED em forma de flecha combinam com destaques em azul claro para ajudar a destacar-se ainda mais.
De perfil, a fina linha de caracteres e as janelas traseiras enfatizam o perfil elegante do carro, enquanto permitem maior espaço para os arcos das rodas. O Niro EV está equipado com novas jantes de liga leve de alumínio de 17 polegadas com cinco raios, alojando o sistema de travagem regenerativa da Kia.
Na parte de trás, os para-choques traseiros reformados apresentam destaques semelhantes ao da luz na frente do carro, enquanto as novas luzes traseiras LED dão ao Niro EV a sua própria assinatura de luz.
Interior moderno com tecnologias específicas de EV
A cabine combina design moderno com espaço generoso e tecnologias que complementam o motor de emissões zero. O interior do Niro EV é diferenciado dos outros modelos Niro com uma gama de novos recursos e elementos de design. O painel apresenta uma nova guarnição azul claro, que reflete o exterior, enquanto o design do consola central foi simplificado para acomodar o seletor de direção Shift-by-Wire do carro.
Um novo sistema de iluminação ambiente ilumina tanto a consola central quanto as mudanças, e os ocupantes podem escolher entre seis cores: branca; cinza; bronze; vermelha; verde e azul. Novas linhas em preto e azul nas portas aumentam ainda mais a atmosfera futurista.
Um ecrã sensível de 7,0 polegadas permanece no centro do painel, mas foi atualizado para oferecer uma série de recursos específicos de EV. O novo sistema de infoentretenimento permite que os condutores localizem os pontos de carregamento nas proximidades e monitorem o nível de carga e alcance remanescente da bateria. O painel de instrumentos – um visor LCD colorido de 7,0 polegadas – também é exclusivo do Niro EV, permitindo que o condutor verifique intuitivamente a condução e as informações do motor EV em movimento.
A consola central foi redesenhada para criar mais espaço de armazenamento na base do painel para outros recursos – incluindo um carregador de smartphone sem fio. Uma lâmpada integrada na parte superior do painel indica se a bateria está a recarregar ou totalmente carregada. Isso permite que os proprietários vejam rapidamente o estado de carga do carro mesmo fora do carro.
O Kia Niro possui 1,805 metros de largura e 1,560 metros de altura, garantindo o máximo espaço para a cabeça e os ombros em toda a cabine. Com 4,375 metros de comprimento, oferece mais espaço de carga com 451 litros é muito superior ao de outros veículos elétricos do mesmo segmento.