Cancros da cabeça e pescoço são as sétimas formas mais comuns de cancro em todo o mundo, com 745.000 novos casos e 364.000 mortes em 2020, e os números estão a aumentar em países com baixo e médio rendimento.
Muitos estudos avaliaram se o beber café ou chá, que contêm compostos bioativos com potenciais efeitos antioxidantes, anti-cancro e anti-inflamação, podia estar associado ao cancro da cabeça e pescoço, mas os resultados foram inconsistentes.
Agora investigadores liderados pelo Huntsman Cancer Institute da Universidade de Utah examinaram dados de 14 estudos de diferentes cientistas associados ao consórcio International Head and Neck Cancer Epidemiology, uma colaboração de grupos de investigação em várias partes do mundo. Os participantes do estudo preencheram questionários sobre o seu consumo anterior de café com cafeína, café descafeinado e chá em quantas chávenas por dia/semana/mês/ano.
“Embora tenha havido investigações anteriores sobre o consumo de café e chá e redução do risco de cancro, este estudo destacou os seus efeitos variados com diferentes sub-sítios de cancro da cabeça e pescoço, incluindo a observação de que até mesmo o café descafeinado teve algum impacto positivo”, disse o autor sénior Yuan-Chin Amy Lee, professor associado adjunto da Divisão de Saúde Pública do Departamento de Medicina Familiar e Preventiva da Universidade.
O investigador acrescentou: “Os hábitos de café e chá são bastante complexos, e as descobertas apoiam a necessidade de mais dados e estudos adicionais sobre o impacto que o café e o chá podem ter na redução do risco de cancro.”
Quando os investigadores reuniram informações sobre 9.548 pacientes com cancro da cabeça e pescoço e 15.783 controlos sem cancro, descobriram que, em comparação com os que não bebiam café, os indivíduos que bebiam mais de quatro chávenas de café com cafeína diariamente tinham 17% menos probabilidades de ter cancro da cabeça e pescoço em geral, 30% menos probabilidades de ter cancro da cavidade oral e 22% menos probabilidades de ter cancro da garganta. Beber de três a quatro chávenas de café com cafeína foi associado a um risco 41% menor de ter cancro hipofaríngeo, que é um tipo de cancro na parte inferior da garganta.
Beber café descafeinado foi associado a 25% menos probabilidades de cancro da cavidade oral, de acordo com as descobertas da investigação. Beber chá foi associado a 29% menos probabilidades de cancro hipofaríngeo. Além disso, beber uma chávena ou menos de chá diariamente foi associado a um risco 9% menor de cancro da cabeça e pescoço em geral e um risco 27% menor de cancro hipofaríngeo, mas beber mais de uma chávena foi associado a 38% mais probabilidades de cancro da laringe.