Novo Dacia Spring totalmente elétrico

Novo Dacia Spring totalmente elétrico
Novo Dacia Spring totalmente elétrico. Foto: © Cetadi Prod / Thomas Cortesi

O Spring, o primeiro modelo totalmente elétrico da Dacia, tornando a mobilidade com emissões zero mais acessível a uma vasta base de clientes. Lançado pela primeira vez, em 2021, foi o quarto automóvel elétrico mais vendido e o primeiro a particulares em Portugal desde 2022. No total, desde o lançamento, mais de 140.000 Dacia Spring já foram registados em todo o mundo.

O Spring já foi várias vezes premiado. A eficiência energética e a reduzida pegada de carbono foram particularmente elogiadas em 2022, quando lhe foi atribuída a classificação máxima de 5 estrelas pela organização europeia independente Green NCAP.

O Dacia Spring assumiu-se como a solução perfeita para as pessoas que procuraram uma mobilidade simples, económica e eficiente, com emissões zero. Os dados recolhidos através dos sistemas conectados a bordo do automóvel mostram que os utilizadores do Spring fazem uma média de 37 km/dia, a uma velocidade média de 37 km/h. Em 75% dos casos, os automóveis são carregados em casa.

O Dacia Spring sempre encontrou o seu público, porque tem evoluído constantemente desde o seu lançamento, com uma nova identidade de marca, em 2022 e depois, em 2023, com um motor mais potente de 65 cv. No entanto, manteve sempre um argumento fundamental: continua a ser o automóvel totalmente elétrico mais acessível do mercado.

Hoje, o Novo Dacia Spring ultrapassa mais um marco, elevando as qualidades que o tornaram um sucesso a um novo nível. Mais atraente do que nunca, com um design totalmente renovado e mais robusto, mas, ainda assim, muito prático, com um espaço de arrumação interior excecional para o seu segmento; mais versátil, com um motor de 65 cv mais acessível, mas, ainda assim, muito eficiente graças a um peso cuidadosamente gerido, continuando a ser o modelo totalmente elétrico mais acessível do mercado.

DESIGN MAIS ROBUSTO

Mais do que nunca, a Dacia quer encorajar os condutores a passarem a utilizar automóveis totalmente elétricos. O design de um automóvel – juntamente com a eficiência, o preço e o caráter prático – é uma das peças essenciais deste puzzle.

O Spring apresenta o novo design Dacia, visto pela primeira vez na última geração do Duster. Um estilo robusto e assertivo que torna o Spring mais atrativo do que nunca. O interior sofreu uma metamorfose extraordinária, com uma renovação completa de todo o espaço. Da mesma forma, a única parte da carroçaria que se mantém inalterada é o tejadilho.

“Ao adotar a nova linguagem de design da marca, o Spring é um sinal firme de que veio para ficar como um membro fundamental da família Dacia. Demos-lhe um design sério e confiante. Com base no sucesso da geração anterior, o Novo Spring afirma a sua própria identidade com confiança”, referiu David Durand, Vice-Presidente de Design da Dacia, citado em comunicado da empresa.

Design exterior: sólido, moderno e inteligente

Os volumes caraterísticos do novo estilo de design da Dacia dão uma força renovada ao Spring. Um visual poderoso que resulta de uma silhueta limpa, simples e discreta, como a que se vê no capot altamente esculpido.

A nova identidade Dacia é evidente nas duas faixas pretas, uma na dianteira e outra na traseira, que se encontram num acabamento brilhante, com riscas mate específicas na traseira. As duas faixas são enquadradas pela icónica assinatura luminosa da marca em forma de Y, que é particularmente marcante com as luzes diurnas integralmente em LED na frente e as luzes de estacionamento na traseira.

O design moderno do Novo Spring é reforçado pela nova estilização exterior que adorna os para-choques dianteiro e traseiro da versão Extreme. As jantes de 15 polegadas, agora de série nas versões com o motor de 65 cv e que são equipadas com coberturas de roda muito trabalhadas, contribuem para o caráter robusto do Spring.

Fiel à filosofia Dacia, o Novo Spring promove um design inteligente e duradouro. Isto é evidenciado, por exemplo, pelas proteções laterais da parte inferior da porta, que são leves, acessíveis, fáceis de instalar e de substituir. Como em todos os novos modelos Dacia, as peças cromadas decorativas foram removidas. O mesmo acontece com as barras de tejadilho, que são geralmente redundantes num automóvel utilizado principalmente para viagens curtas; a sua remoção ajuda a diminuir a massa do automóvel, tornando-o mais aerodinâmico e, por conseguinte, melhorando a autonomia.

O Novo Spring está disponível numa gama de seis tonalidades: os já conhecidos Branco Kaolin, Azul Slate, Preto Nacarado, Cinzento Lightning e os novos Bege Safari e Vermelho Brick.

Design interior: fresco, prático e digital

O tablier foi totalmente reinventado, tanto para incorporar elementos da nova linguagem de design de interiores da Dacia, com a sua emblemática arquitetura horizontal, como para também incorporar uma nova gama de ecrãs digitais. O Novo Spring apresenta agora, em todas as versões, um painel de instrumentos digital personalizável com um ecrã de 7 polegadas e um grande ecrã central multimédia de 10 polegadas nos modelos de topo de gama. A paleta de cores e os materiais utilizados no interior foram reformulados para oferecer uma qualidade superior, reduzindo ao mesmo tempo a diversidade de opções para melhor gerir os custos – um princípio da filosofia Dacia.

O Novo Spring também apresenta elementos totalmente em branco que ajudam a criar uma atmosfera fresca e modular. Estes elementos estão localizados em torno do painel de instrumentos, da alavanca de velocidades e dos compartimentos das portas. O emblemático “Y” da Dacia, situado no centro das saídas de ar centrais, também é em branco (ou em cobre na versão Extreme). O destaque decorativo central no painel de instrumentos varia consoante a versão: Alto Gray no Essential, Vermelho Brick no Expression, Caqui Lichen no Extreme.

O Novo Spring foi concebido com base em noções de funcionalidade. O grande ecrã tátil multimédia foi posicionado o mais alto possível para uma ergonomia perfeita. O grafismo do painel de instrumentos digital personalizável, com ecrã de 7 polegadas, foi concebido para ser simples e intuitivo, proporcionando ao condutor um acesso imediato às informações essenciais. O Novo Spring inclui o inovador suporte de acessórios YouClip, com design específico da Dacia, também disponível no Novo Duster. Por fim, o nível de equipamento Extreme inclui tapetes de borracha robustos e soleiras das portas com o design exclusivo com as já conhecidas “linhas topográficas”.

ESSENCIAL E COOL: O SPRING COM A MELHOR RELAÇÃO QUALIDADE/PREÇO

O Novo Spring mantém-se fiel ao conceito original: um automóvel totalmente elétrico de preço acessível e adaptado às necessidades reais.

O automóvel elétrico mais acessível do mercado. Tal como sempre foi desde o seu lançamento em 2021, esta nova geração Spring continua a ser o automóvel totalmente elétrico mais barato do mercado. Como tal, a Dacia continua a encorajar os utilizadores europeus a fazerem a transição para uma mobilidade com emissões zero de uma forma muito concreta e eficaz.

A melhor capacidade de armazenamento da sua categoria. Acima de tudo, um automóvel elétrico é um automóvel – é por isso que a Dacia nunca perde de vista a sua característica mais essencial: a utilidade. O Novo Spring oferece o melhor volume de arrumação da categoria. Com 308 litros (+6% em relação ao modelo anterior) – e 1.004 litros com os bancos traseiros rebatidos – a bagageira pode acomodar muito mais do que automóveis concorrentes de tamanho similar e está ao nível dos modelos do segmento B. Além disso, a arrumação adicional (porta-luvas duplo, compartimentos das portas, etc.) com um volume total de quase 33 litros, é também superior aos padrões do segmento.

Acessórios inteligentes e práticos otimizam ainda mais a capacidade de arrumação do Novo Spring. Um compartimento sob o capot dianteiro, por exemplo, proporciona mais 35 litros de espaço de arrumação. A consola central também pode acomodar um porta-copos exclusivo, fabricado com tecnologia de ponta em impressão 3D, flexível e eficiente em termos de recursos.

O Novo Spring e os acessórios YouClip. O sistema simples e inteligente inventado pelos engenheiros da Dacia pode ser utilizado para fixar, de forma prática e robusta, vários acessórios dedicados em locais-chave no interior do automóvel. O equipamento de série do Novo Spring vem com três pontos de fixação YouClip (um no painel de instrumentos e dois na consola central). Estes podem ser utilizados para montar uma bolsa de arrumação, um suporte para smartphone (com ou sem carregador de indução) ou um acessório 3 em 1, que combina um suporte para copos, um gancho para malas e uma luz portátil.

Para uma experiência de condução ainda mais fácil, cada Novo Spring dispõe de um painel de instrumentos digital personalizável com um ecrã de 7 polegadas. Localizado atrás do volante – agora ajustável em altura – o ecrã a cores apresenta informações essenciais de uma forma simples e eficiente.

Pode ser personalizado para mostrar informações adicionais, como a autonomia restante, o consumo de energia ou os sistemas de assistência à condução (ADAS). Quando o Novo Spring está a carregar, o painel de instrumentos digital apresenta o nível da bateria e o tempo restante até a carga ficar completa.

Conectividade e capacidades multimédia melhoradas. Equipamento de série nas versões Essential e Expression, o Media Control é um sistema multimédia controlado pelo volante com informações multimédia e chamadas telefónicas apresentadas no painel de instrumentos digital. Inclui também dois altifalantes, ligação Bluetooth e uma porta USB. Quando ligado à aplicação gratuita Dacia Media Control, os condutores podem utilizar as funções de rádio/média e aceder a outras funcionalidades (por exemplo, navegação) através do seu smartphone, com uma ergonomia concebida para ser utilizada durante a condução.

O sistema Media Nav Live – de série na versão Extreme e opcional na Expression – dispõe de um grande ecrã tátil central de 10 polegadas que incorpora uma navegação inteligente até 8 anos, com condições de trânsito em tempo real e mapas europeus atualizados. Além disso, pode ser utilizado para a utilização sem fios do Apple CarPlayTM e do Android AutoTM. O sistema Media Nav Live também inclui duas portas USB.

Os novos sistemas de assistência à condução melhoram a gama de equipamento a bordo do Novo Spring para cumprir as mais recentes normas de segurança europeias GSR II: sistema avançado de travagem de emergência (urbano/extra-urbano com deteção de veículos, peões, ciclistas e motociclos), reconhecimento de sinais de trânsito com alerta de excesso de velocidade, assistente de ajuda ao estacionamento traseiro, sinal de travagem de emergência, alerta de transposição de faixa, assistência à manutenção na faixa de rodagem, aviso de atenção do condutor e chamadas de emergência (eCall). Para facilitar a vida aos condutores, a Dacia incluiu o elegante botão “My Safety” para um acesso rápido às suas definições dos sistemas de assistência à condução preferidas.

ROBUSTO E AVENTUREIRO: MAIS “SPRING” DO QUE NUNCA

O Novo Dacia Spring está ainda mais equipado para enfrentar tanto a “selva” urbana como as estradas rurais.

Um comportamento excecional. Particularmente compacto (3,70 m de comprimento) e com um dos melhores raios de viragem do segmento (4,80 m de parede a parede), o Novo Spring é excecionalmente ágil, o que o torna particularmente fácil de conduzir.

Carroçaria que resiste ao teste do tempo… sempre! Graças às faixas de proteção de cor sólida que envolvem a carroçaria, especialmente os para-choques e as cavas das rodas, o Novo Spring resiste ao desgaste diário sem comprometer a sua aparência. A sua elevada distância ao solo é uma mais-valia em terrenos mais difíceis.

Um motor de 65 cv mais acessível. O Novo Spring alarga o leque de possibilidades ao oferecer o seu motor mais potente – com 65 cv/48 kW – numa gama mais vasta. Agora mais acessível porque está presente na nova versão média de gama Expression, bem como na versão Extreme. Possui uma aceleração muito dinâmica, atingindo os 0-100 km/h em menos de 14 segundos. Mais acessível e ainda mais adaptado à utilização urbana do que nunca, o Novo Spring está também dotado com o motor de 45 cv na versão Essential (0-100 km/h em menos de 20 segundos).

ECO-SMART: O NOVO SPRING ATINGE EFICIÊNCIA ATRAVÉS DA LEVEZA

O Novo Dacia Spring é leve em termos de recursos e atinge uma maior eficiência através do seu peso reduzido. Para além das alterações introduzidas em todos os novos modelos Dacia, como a supressão de todas as peças cromadas, da pele de origem animal e o aumento do número de peças totalmente tingidas, o Novo Spring foi concebido segundo rigorosos critérios para responder com precisão às necessidades específicas dos clientes do segmento A. Incluindo uma bateria calibrada que se adapta a uma plataforma compacta.

O único automóvel totalmente elétrico a pesar menos de uma tonelada. O peso reduzido é a principal caraterística que faz com que todas as outras do Novo Spring se destaquem. Com um peso de 984 kg na versão topo de gama Extreme, é o único automóvel totalmente elétrico, na Europa, a pesar menos de uma tonelada. Em comparação com os modelos da geração anterior com o mesmo acabamento, o peso aumentou apenas 6 kg (ou +0,6%), apesar dos numerosos novos sistemas de assistência à condução adicionados para cumprir os requisitos regulamentares, os acabamentos atualizados e o equipamento de série.

Excelente consumo de energia. O rigoroso controlo do peso, combinado com a eficiência do motor do Novo Spring, permite que o automóvel apresente um excelente consumo de energia, inferior a 13,5 kWh/100km para a versão de 65cv e de 14,1 kWh/100km para a versão de 45cv, mantendo assim os custos de utilização sob controlo.

Uma bateria perfeitamente adaptada. A compacta bateria de 26,8 kWh foi calibrada com precisão para responder às necessidades e ao estilo de vida dos condutores do Novo Spring, sem degradar o desempenho global através de um peso excessivo. Com uma autonomia de mais de 220 km para todas as versões (a aguardar certificação), o seu desempenho é sobejamente suficiente para os clientes que percorrem uma média de 37 km por dia (de acordo com os dados recolhidos pelos computadores a bordo).

Novo sistema de travagem regenerativa. Para otimizar ainda mais a autonomia do automóvel, o Novo Dacia Spring está equipado, pela primeira vez, com um sistema de travagem regenerativa que é ativado através da seleção do “modo B” através dos novos comandos da caixa de velocidades.

Carregamento cómodo e fácil. O Novo Dacia Spring está equipado, de série, com um carregador AC de 7 kW que pode carregar a bateria dos 20% aos 100%, numa tomada doméstica em menos de 11 horas, ou em apenas 4 horas numa wallbox de 7 kW. Está disponível um carregador DC opcional de 30 kW para um carregamento mais rápido dos 20% aos 80% em 45 minutos.

Que tal um barbecue com o seu Novo Spring? Mais prático do que nunca, o Novo Dacia Spring está agora equipado com um carregador bidirecional V2L (veículo-para-carga), que lhe permite ser utilizado como fonte de energia para alimentar aparelhos elétricos. Um adaptador específico que se liga ao conetor de carregamento do automóvel, situado sob a grelha, funciona como uma tomada tradicional de 220V/16A.