A Medialivre já apresentou o novo canal de informação, o News NOW. O canal deverá ocupar a posição 9 na grelha das três plataformas de televisão por subscrição, Meo, NOS e Vodafone, e deverá estar disponível até ao início do verão de 2024.
Na apresentação, que decorreu, nos estúdios em Lisboa, do News NOW, esteve presente o Ministro dos Assuntos Parlamentares, Pedro Duarte, e responsáveis pelas três principais plataformas de televisão – NOS, MEO e Vodafone.
O NewsNOW irá dedicar-se à informação e de acordo com os promotores materializa a vontade de um novo jornalismo, que não mimetiza a restante oferta de televisão de notícias, mas que seja uma fonte de informação que permita ao espetador fazer escolhas esclarecidas.
O novo canal também é definido como um canal de protagonistas, que promete não ocupar as horas com comentários e comentadores, mas que conta com a participação ativa de personalidades que, pela sua experiência e conhecimento, distinguem o acessório do essencial. Analisar, questionar, escrutinar e inquietar, de modo a poder esclarecer a audiência é o que é esperado do NewsNOW.
O NewsNOW foi apresentado como o canal da hora certa, que respeitando o tempo dos espetadores, irá fornecer informação rigorosa e cuidada nas grandes áreas da informação sobre Portugal, a Europa e o mundo. Debruçando-se sobre economia, política, desporto, e procurando a cada momento contribuir para a elevação do jornalismo.
Como canal de informação irá abordar temas essenciais para os portugueses como o ambiente e a tecnologia. Mas o lazer e as tendências fazem parte do dia-a-dia das pessoas e para isso, haverá espaço para o lifestyle e a moda.
Entre as personalidades que irão manter presença no canal e já conhecidas são: António Costa, Américo Aguiar, Pedro Santana Lopes, Fernando Medina, Rui Rio, Fernanda de Almeida Pinheiro, Hugo Soares e Graça Freitas.
O canal NewsNOW conta com sinergias com outros meios de comunicação social da Medialivre, nomeadamente com o Jornal de Negócios, líder na informação económica, com a Máxima, uma referência na Moda, o Record e a Sábado.
Luís Santana, CEO da Medialivre, referiu: “o NewsNOW é o primeiro grande projeto jornalístico que nasce na Medialivre, cinco meses apenas desde a sua constituição. Vai fazer a diferença no panorama televisivo nacional, com um jornalismo de profundidade, contribuindo para um verdadeiro esclarecimento dos nossos espetadores, procurando cativar audiências que estão afastadas da televisão.”
O CEO da Medialivre acrescentou: “Com isto prestaremos um verdadeiro serviço publico contra a desinformação e, portanto, um reforço da democracia através do aumento da oferta de jornalismo de qualidade. Este desafio de lutar contra a desinformação, que constitui ela própria uma ameaça ao desenvolvimento económico, foi abraçado com entusiasmo pelos operadores de televisão por subscrição Meo, NOS e Vodafone, que apoiam o projeto desde o início”.