O novo BMW X3 está a poucos dias de entrar no mercado, em novembro, depois da estreia mundial no IAA International Motor Show, em Frankfurt. Com o lançamento do novo modelo a BMW X3 vai por em marcha uma extensa campanha a nível global intitulada ‘On a Mission’.
A campanha apresenta o BMW X3 como ‘livre’ e ‘independente’, sempre pronto para passar limites. O tema é a aventura fora do caminho, a descoberta de novos horizontes sublinhada pelo caráter off-road do SUV e das suas inovações. BMW esclarece que uma ideia-chave é a paixão que transforma um emprego ou um hobby numa missão. O apelo às emoções é um fio condutor de toda a campanha: BMW comemora pessoas que perseguem os seus sonhos com forte paixão, pessoas que estão em missão.
Hildegard Wortmann, vice-presidente da BMW refere que ‘On a Mission’ presta homenagem a uma vida cheia de paixão, impulso interior e verdadeira dedicação. O BMW X3 traz essa dinâmica para o mundo automóvel e garante uma experiência de condução emocionante, não importa onde a paixão o leve.”
Campanha pensada e desenha para um público-alvo
O desenvolvimento da campanha começou com a análise de dados interdisciplinares de larga escala que reuniu e avaliou informações sobre diferentes grupos de compradores do BMW X3, que de acordo com a BMW, permitiu elaborar uma campanha criativa.
A campanha do BMW X3 oferece conteúdo altamente relevante que atrai um público-alvo, jovem digital e dinâmico e se encaixa perfeitamente num mundo de experiências. Nesta linha os canais usados pela BMW incluem prioritariamente as redes sociais e a presença no online da marca.
Numa missão a Marte em VR e 360º
Com recurso a realidade virtual, o BMW X3 leva os clientes e os fãs num primeiro teste através do cenário a Marte, um teste que leva o veículo e condutor aos limites. As imagens são espetaculares e sons evocativos transformam a viagem a Marte numa experiência imersiva. A BMW indica que durante a experiência em realidade virtual são apresentadas as diferentes características do BMW X3 como parte do ‘BMW Personal Co-Pilot’.
A experiência de 360° pode ser apreciada nos smartphones, através do YouTube ou usando óculos VR, e disponível nos canais online da BMW. A missão a Marte também será exibida em revendedores e sucursais selecionados da BMW e integrada em eventos da marca usando o Google Cardboard.
Spot de TV e filmes com atletas
O spot comercial na Televisão apresenta protagonistas que vivem para sua missão, como o caso do sueco Freddie Meadows no Ártico, o cavaleiro de montanha Martin Söderström num passeio pelos cumes rochosos, e os campistas Fatima Gil e Vicky Vega empoleirados nas encostas de rochas íngremes. O recurso a atletas reais para mostrar o caráter off-road e o desempenho dinâmico do novo BMW X3 sublinha a autenticidade e a paixão do SUV.
O filme de lançamento, que será usado principalmente para comunicações online, e mostra o fotógrafo Pablo Durana num passeio pelos Andes chilenos com o ciclista de montanha Trond Hansen. Além de destacar muitos aspetos do novo BMW X3, ele também possui o SPECIALIZED para BMW Turbo Levo FSR 6Fattie mountain bike, uma cooperação exclusiva entre BMW e fabricante de bicicletas SPECIALIZED.
O filme comercial e de lançamento na televisão também fornece a base para uma série de clips curtos disponíveis em todos os canais das redes digitais da BMW e espaços publicitários digitais. Desta forma, as atividades ‘surfing’, ‘mountain bike’, ‘camping’ e ‘arte’ podem ser direcionadas a utilizadores com estes interesses para ampliar o alcance do BMW X3.
Os protagonistas dos filmes são parte integrante de todos os elementos da campanha e também aparecem nos motivos impressos. Desta forma, ‘On a Mission’ cria uma presença consistente com alto valor de reconhecimento em todos os canais. A campanha também usará os próprios canais de redes sociais de muitos protagonistas e suas vastas comunidades de fãs.
Configuração de veículo exclusiva para o Facebook
Com base no anúncio em Facebook, a BMW refere que desenvolveu um extenso configurador interativo de veículos, com um nível de detalhe e uma variedade de funções como até agora não tinham sido vistas na plataforma. Os utilizadores podem divertem-se criando seu próprio BMW X3 diretamente no Facebook, podendo escolher sua linha de design preferida, cor, jantes e interior. O configurador que inclui 64 texturas é disponível através da página de Facebook da BMW internacional e dos mercados locais da BMW. A experiência interativa termina com um convite para testar o novo BMW X3.
Bicicletas de montanha e expedições
O fabricante de bicicletas BMW e o fabricante de bicicletas premium SPECIALIZED apresentam uma bicicleta de montanha excecional, uma edição especial limitada da Turbo Levo, a BMW Turbo Levo FSR 6Fattie. As duas marcas compartilham a paixão por uma dinâmica desportiva, esforçando-se constantemente por reinventar novo design e inovadoras tecnologias.
A ‘BMW Mountains’ e o BMW X3 apoiam a expedição “No Man’s Land” dos esquiadores Matthias Mayr e Matthias Haunholder, enquanto tentam tornar-se os primeiros a esquiar o Monte Tyree na Antártida. O BMW X3 será o seu companheiro de confiança na viagem de Buenos Aires a Punta Arenas. A partir daí para alcançarem a Antártica, irão cobrir várias centenas de quilômetros em esquis e por kite. A BMW segue a expedição com noticias em tempo real através dos seus próprios canais digitais. Um filme sobre as aventuras dos dois esquiadores será divulgado ao público em geral em 2018, anunciou a BMW.