A Brisa indica que no dia 1 de janeiro de 2024 entra em vigor o novo tarifário de portagem na rede que lhe está concessionada. A atualização dos valores é de 2,1%, e feita de acordo com os mecanismos previstos na legislação aplicável.
A atualização da tarifa tem como referência a taxa de inflação homóloga – Continente sem habitação – de outubro, e o adicional de 0,1% previsto no Decreto-Lei n.º 87-A/2022 que limitou em 2023 a atualização das portagens, nos termos previstos pelos contratos de concessão.
Em 65%, as taxas de Classe 1 mantêm os valores de 2023
Algumas taxas de portagem apresentam uma variação inferior à média ou mesmo nula, e em outros casos, as taxas de portagem apresentam uma variação superior à média, por não terem sido objeto de atualização em anos anteriores.
Apenas 33 das 93 taxas de portagem aplicadas a veículos de Classe 1 serão atualizadas. Do total de portagens aplicáveis na rede Brisa Autoestradas, 40% mantém-se em 2024 sem alterações de valor face a 2023.
Evolução das taxas de portagem cobradas nos principais percursos urbanos a veículos de Classe 1
Evolução das taxas de portagem cobradas na longa distância a veículos de Classe 1
Investimentos da Brisa Autoestradas
Em 2024, a Brisa Autoestradas prevê investir 61,8 milhões de euros, onde se destacam as obras em autoestradas em todo o país, nomeadamente, na A1, A2, A3, A5, A9 e A12, com obras de beneficiação em pavimentos e reabilitação de viadutos e taludes, entre outos trabalhos.
Na A3 e na A4, ambas na região norte, vão ser feitas obras para melhorar a mobilidade em barreiras de portagem e em nós de ligação.
No Alentejo, vão ser remodelados edifícios de áreas de serviço da A6 para os adaptar ao novo conceito de áreas de conforto Colibri, um exclusivo da rede Brisa Autoestradas.