A Linha SNS 24 lança uma triagem digital específica para sintomas respiratórios agudos, que passa a estar disponível para utentes com idade igual ou superior a 18 anos. Esta inovação deverá, de acordo com a Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), “melhorar a capacidade de resposta em períodos de elevada procura”, mas “mantendo os elevados padrões de segurança clínica e processual que caracterizam o SNS 24.”
Funcionamento da nova triagem para sintomas respiratórios
Quando um utente liga para o SNS 24, seleciona a opção de sintomas respiratórios, se tem pelo menos 18 anos. De seguida é indicado para um atendimento digital que é mais rápido através da triagem digital. O utente deverá identificar-se com o respetivo número, após isso receberá um SMS com um link e código para acesso ao portal de triagem.
Este novo processo digital deverá permitir “uma avaliação inicial rápida e segura”, que leva a três possíveis encaminhamentos:
■ situação emergente contactar o INEM;
■ situações menos graves, encaminhamento para confirmação clínica por um profissional de saúde do SNS 24;
■ aconselhamento para permanecer em casa com cuidados específicos.
Nos casos que necessitam de validação por um profissional de saúde, é disponibilizado ao utente um número prioritário para contacto.
Todas as respostas fornecidas na triagem digital são partilhadas automaticamente com um enfermeiro, permitindo uma avaliação clínica mais rápida, com contexto e uma orientação adequada.
A SPMS esclareceu que o novo método de atendimento é um complemento à resposta já existente, para garantir maior rapidez e eficiência, especialmente nos períodos de maior procura, e integrando totalmente a experiência do/a utilizador/a e a omnicanalidade da marca da SNS 24.
São esperadas várias as vantagens para utentes, nomeadamente:
- Maior rapidez e eficiência no atendimento, principalmente nos períodos de maior procura;
- Segurança e confiança no processo, com orientações personalizadas e acompanhamento em todas as etapas;
- Acesso a soluções digitais integradas com os canais do SNS 24, promovendo comodidade e facilidade de uso;
- Reforço da qualidade no atendimento, permitindo que os profissionais de saúde se concentrem nas situações mais complexas.
Para a SPMS a triagem digital reflete o contínuo compromisso e empenho das equipas do SNS 24 em encontrar soluções inovadoras para aumentar a capacidade de atendimento, sempre com o objetivo de assegurar a qualidade e segurança no cuidado ao utente. A utilização da tecnologia, aliada ao acompanhamento humano, representa mais um passo na transformação digital do SNS 24, permitindo-nos responder aos desafios de forma eficaz e acessível.
“Esta solução representa um salto qualitativo no nosso modelo de atendimento. Estamos a usar tecnologia para servir melhor os nossos utentes, mantendo sempre a segurança e o cuidado humano como prioridades,” referiu, citado em comunicado, João Luís Oliveira, diretor do SNS 24 da SPMS.