Um novo estudo mostrou que o uso de TALZENNA, em combinação com XTANDI, pode reduzir o risco de progressão do cancro da próstata ou de morte pelo cancro em 37%.
O National Cancer Institute, EUA, descreve que o cancro da próstata é um dos cancros mais comum e a segunda principal causa de morte por cancro entre os homens, nos EUA. O cancro da próstata resistente à castração é um estado tardio do cancro da próstata que continua a crescer apesar do bloqueio androgénico.
A estudo TALAPRO-2 combina dois medicamentos orais, TALZENNA e XTANDI, para tratar o cancro da próstata metastático. O estudo liderado pelo investigador Neeraj Agarwal analisa a eficácia da adição de TALZENNA ao tratamento padrão de XTANDI, um bloqueador do recetor de andrógeno que impede que os hormônios masculinos alimentem o cancro. TALZENNA é um inibidor de PARP normalmente usado para tratar o cancro da mama.
Durante o estudo, o plano de tratamento para cada um dos participantes foi selecionado aleatoriamente. Alguns receberam a combinação dos dois medicamentos, enquanto outros receberam o tratamento padrão de XTANDI e um placebo. Os ensaios clínicos do Huntsman Cancer Institute, da Universidade de Utah, EUA, desempenhou um papel crítico ao monitorar os participantes nos ensaios de fase III, em que foram comparados os efeitos colaterais e os resultados entre os dois grupos.
“Como médico, quero que meus pacientes possam aproveitar a vida durante o tratamento do cancro”, referiu o investigador. “Os ensaios clínicos ajudam-nos a encontrar os melhores tratamentos contra o cancro com menos efeitos colaterais. Aqueles que são afetados pelo cancro podem ter esperança de que o tratamento está a melhorar constantemente.”
Os ensaios de fase III são a última fase antes que as Agências do Medicamento possam aprovar um novo tratamento. A decisão da Agência do Medicamento dos EUA – FDA sobre a nova terapia confirmada neste novo estudo deverá receber aprovação este ano de 2023.