A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) oferece já este ano um novo curso, de primeiro ciclo, ou seja, de licenciatura, em Ciências da Nutrição. O curso está disponível para candidaturas ao Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior de 2018.
Para Fontaínhas Fernandes, Reitor da UTAD, este novo curso é uma “oferta diferenciadora das existentes a nível nacional, estando estruturada de forma a que os licenciados pela UTAD sejam profissionais que conheçam a abrangência da qualidade nutricional e funcional dos alimentos, desde a produção, à tecnologia e segurança.”
A UTAD indicou que o plano de estudos deste novo curso foi desenhado com base nos pressupostos exigidos pela Ordem dos Nutricionistas (ON), nomeadamente ao nível de conhecimentos nucleares, e é reconhecido e acreditado pela ON e pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES). O curso inclui um Estágio equivalente a 30 ECTS, num total de 240 ECTS.
O curso de licenciatura agora lançado pela UTAD tem como objetivo ir ao encontro das necessidades do mercado, e assim, formar Nutricionistas com capacidade para melhorar o bem-estar, a saúde e a qualidade de vida dos indivíduos e populações.
“Os licenciados em Ciências da Nutrição pela UTAD serão capazes de utilizar os conhecimentos técnico-científicos mais recentes, de modo a resolver problemas da qualidade e segurança alimentar, prevenção de desequilíbrios alimentares e respetivas patologias, avaliar e alterar hábitos alimentares de acordo com o enquadramento sociopolítico”, esclareceu o reitor da UTAD, citado em comunicado da Universidade.
Na conceção e desenvolvimento do novo curso, de que é diretora a Professora Doutora Ana Isabel Ramos Novo Amorim de Barros, encontram-se envolvidos cinco centros de investigação da UTAD abrangendo diversas áreas do saber mas fundamentais no domínio da nutrição.
O plano de estudos envolve disciplinas que acompanham os mais recentes avanços científicos em matéria de nutrição, como a Biologia Celular e Molecular, a Genética, a Gastrotecnia ou a Patologia e Dietoterapia, mas também o Marketing e Comunicação e a Segurança e Qualidade Alimentar, para além da Nutrição por áreas grupos especificos como Nutrição e Desporto, Nutrição Geriátrica, Nutrição Pediátrica e Nutrição Comunitária.