A NOS Audiovisuais revelou que até ao final de setembro de 2024, já estreou 83 filmes nas salas de cinema portuguesas, o que levou mais de 3,9 milhões espectadores às salas de projeção, e a uma receita bruta de bilheteira superior a 24,3 milhões de euros.
De acordo com os dados do ICA verificou-se um aumento de 9% em receita bruta face ao período homólogo, alavancado pelos resultados de ‘DIVERTIDA-MENTE 2’ – com mais de 1,3 milhões de espectadores, e uma receita bruta de quase 8 milhões de euros. O filme da Disney é o maior filme de sempre nos cinemas portugueses.
Também o regresso de ‘BALAS E BOLINHOS: SÓ MAIS UMA COISA’ – a produção nacional que conquistou mais de 230 mil portugueses este verão, e ‘DEADPOOL & WOLVERINE’ – com mais de 600 mil espectadores. Estes foram dois dos títulos que contribuíram para os bons resultados.
A NOS Audiovisuais que lidera o mercado de distribuição cinematográfica em Portugal, indica que mantém a sua aposta no melhor cinema que se faz em todo o mundo, com uma oferta eclética de grandes títulos, que irão chegar às salas de cinema, até ao final do ano.
Desde filmes de animação para toda a família, filmes de terror, drama e muitas aventuras – ‘TODO O TEMPO QUE TEMOS’, ‘SORRI 2’, ‘THE APPRENDICE – A HISTÓRIA DE TRUMP’, ‘O CONDE DE MONTE CRISTO’, ‘CONCLAVE’, ‘GLADIADOR II’, ‘HEREGE’, ‘VAINA 2’, ‘MUFASA: O REI LEÃO’ ‘SONIC 3: O FILME’ e ‘AQUI’, são algumas das maiores produções internacionais a que os portugueses vão poder assistir no grande ecrã, até dezembro.
‘TODO O TEMPO QUE TEMOS’, o drama e romance do realizador John Crowley, protagonizado por Florence Pugh e Andrew Garfield, chegou aos cinemas portugueses a 10 de outubro.
A 17 de outubro, estreia ‘THE APPRENDICE – A HISTÓRIA DE TRUMP’. O filme que conta a história verídica da ascensão do jovem Donald Trump ao poder, conta com Sebastian Stan e Jeremy Strong no elenco principal.
Ainda a 17 de outubro, o terror e o suspense marcarão também presença nas salas de cinema nacionais com a chegada de ‘SORRI 2’ – um novo e surpreendente capítulo daquele que foi o filme de terror revelação de 2022, agora com a promessa de bastantes mais saltos na cadeira.
A 31 de outubro, estreia nos cinemas a adaptação de um grande clássico da literatura, ‘O CONDE DE MONTE CRISTO’, uma megaprodução da Pathé, que conta já com mais de 9 milhões de espectadores em frança.
A 7 de novembro ‘CONCLAVE’, o filme que marca o regresso do cineasta suíço Edward Berger à cadeira de realizador, e traz para o grande ecrã uma história de uma conspiração que pode abalar os alicerces da Igreja, com Ralph Fiennes e Stanly Tucci nos papéis principais.
A 14 de novembro, com Paul Mescal, Pedro Pascal e Denzel Washington no elenco ‘GLADIADOR II’, a sequela do êxito vencedor de cinco Óscares realizado por Ridley Scott, é umas das estreias mais aguardadas do ano, e chega aos cinemas em todos os formatos premium disponíveis, como Imax, ScreenX e 4Dx.
A 21 de novembro, ‘HEREGE’, o filme protagonizado pelo prestigiado ator britânico Hugh Grant, e promete questionar os espectadores portugueses sobre as suas próprias crenças.
A 28 de novembro, ‘VAIANA 2’ volta a reunir os destemidos Vaiana e Maui, para uma nova e expansiva viagem ao lado de uma tripulação de marinheiros improváveis, neste novo capítulo do tão aguardado musical de animação da Disney.
Em dezembro, miúdos e graúdos vão poder assistir nas salas de cinema à adaptação live-action do filme da Disney ‘MUFASA: O REI LEÃO’ – a aposta de Natal da Disney – e a ‘SONIC 3: O FILME’. A aventura supersónica mais emocionante de sempre dos amigos Sonic, Knuckles e Tails, é a aposta da Paramount para este Natal, e estreia na versão dobrada e legendada. Os filmes de animação chegam às salas de cinema a 19 e 26 de dezembro, respetivamente.
Tom Hanks está de regresso ao grande ecrã a 26 de dezembro em ‘AQUI’. A mais recente obra cinematográfica do realizador vencedor do Óscar de ‘Melhor Realização’ (‘Forrest Gump’), Robert Zemeckis, foca a sua narrativa em personagens que atravessam um único lugar, ao longo do tempo – uma história de amor, perda, luta, esperança e legado, que se desenrola entre casais e famílias, de geração em geração.
A NOS Audiovisuais continua a fomentar a ligação dos espectadores portugueses às experiências únicas que só o grande ecrã proporciona. A maior distribuidora de cinema em território nacional continua a levar o melhor da sétima arte às salas de cinema de todo o país.
Hoje mais que nunca, o cinema conta com grandes estreias que até final do ano prometem trazer muitas emoções a todos os Portugueses.