A Nokia anunciou na Web Summit que planeia abrir um novo Centro de Excelência em Tecnologias de Informação, e contratar mais de 100 especialistas em Informática. O trabalho do centro é acelerar a evolução e a adoção da tecnologia digital da Nokia.
Em comunicado a Nokia indicou que está a transformar suas operações globais e a construir uma forte capacidade em Tecnologias de Informação (TI) para responder melhor às necessidades colocadas pelas novas dimensões de negócios, como redes e serviços 5G, Cloud e Internet das Coisas.
A empresa indicou que tem como objetivo desenvolver um conjunto de recursos internos em TI para levar a uma melhor produtividade e eficiência das operações da Nokia para enfrentar oportunidades futuras.
O novo Centro da Nokia em Portugal vai desempenhar um papel global, reunindo conhecimentos em vários domínios, como gestão da relação com o cliente, planeamento de recursos empresariais, segurança cibernética, Big Data, desenvolvimento ágil e DevOps, Soluções em Cloud, automação e inteligência artificial. Para estes domínios, a Nokia procura soluções, programadores e gestores de produtos e projetos de TI, ou seja, a Nokia procura profissionais com 3 a 10 anos de experiência profissional.
Ursula Soritsch-Renier, diretora de informações da Nokia, referiu: “A Nokia valoriza muito suas operações em Portugal e o talento dos engenheiros portugueses. É por isso que agora estamos a investir no país para criar um Centro de Excelência que apoiará a transformação global da Nokia “.
Para a Nokia a qualificação dos profissionais de TI portugueses, bem como a localização do país num fuso horário que permite atender simultaneamente às necessidades globais, determinaram a decisão para Portugal.
“Estamos à procura de alta competência técnica e vontade de fazer a diferença. Em troca, oferecemos um ambiente internacional único, ótimas condições de trabalho, formação contínua e a oportunidade de moldar o futuro da TI ”, acrescentou a responsável da Nokia.