O Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva acolhe, na noite de 27 de setembro de 2024, investigadores e todos os que se interrogam sobre ciência e em especial pretendam melhor conhecer que ciência se faz em Portugal.
A Noite Europeia dos Investigadores 2024 das 18h00 de 27 de setembro às 00h15 de 28 de setembro, o Pavilhão do Conhecimento em Lisboa organiza um programa especial em que investigadores estão disponíveis para responder a questões como: Como é feita a ciência em Portugal? O que fazem os cientistas nos seus tempos livres?
Num frente a frente entre investigadores o debate é sobre um tema científico quente, mas também haverá Quizzes, “minutos-relâmpago” de ciência ou desgarradas científicas, para além de outras atividades que o Pavilhão do Conhecimento indicou estar a preparar para o encontro na noite.
Nas atividades da Noite Europeia dos Investigadores, no Pavilhão do Conhecimento, irão participar várias unidades de investigação nacionais. Uma iniciativa de dimensão internacional, que é apoiada pela Comissão Europeia.
O Pavilhão do Conhecimento indicou que com recurso a “experiências e demostrações, a comunidade científica dá a conhecer a investigação realizada em Portugal desde a utilização de compostos no desenvolvimento de novas terapêuticas para o cancro, os novos contaminantes do meio marinho, a exploração geológica sustentável ou os mecanismos de transição energética”.
Uma noite em que a ciência sai à rua e faz o desafio para que se entre no fascinante mundo da investigação científica, encontramos atividades em outros locais, para além do Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, como na Marina de Oeiras, Alviela, Braga, Bragança, Estremoz, Lagos, Porto e Vila Nova de Foz Côa, entidades que são parceiras no âmbito do projeto europeu EU Embraces.