
A Sociedade Filarmónica Harmonia Reguenguense, com o apoio do Município de Reguengos de Monsaraz, homenageia António Menino, que faleceu no ano passado, com uma exposição de fotografias, prémios e objetos pessoais do maestro. António Menino foi diretor artístico e maestro da Banda da Sociedade Filarmónica Harmonia Reguenguense durante 12 anos.
A exposição “Maestro António Menino” inaugurada hoje, dia 25 de janeiro, contou com a atuação do Ensemble de Clarinetes da Sociedade Filarmónica Harmonia Reguenguense. A mostra poderá ser visitada até 23 de fevereiro entre as 10h00 e as 12h30 e das 14h00 às 17h30, de segunda-feira a sábado, no Auditório António Marcelino da Biblioteca Municipal de Reguengos de Monsaraz.
A exposição abrange o período em que António Menino foi maestro da banda filarmónica e apresenta fotografias, um fato de concerto, o estandarte da banda que foi utilizado em todas as cerimónias e serviços, uma bolsa com batutas, lápis e metrónomo, a Medalha de Ouro que lhe foi atribuída a título póstumo pela autarquia no Dia da Cidade, um troféu de um concurso de bandas do Ateneu Artístico Vilafranquense, um CD gravado pela banda e pelo coro polifónico e quatro partituras de obras que executou em concertos.
A homenagem a António Menino com a inauguração da exposição assinala o 139.º aniversário da Sociedade Filarmónica Harmonia Reguenguense. O programa comemorativo incluiu a inauguração do Mural de Homenagem ao Maestro António Menino na fachada da sede da sociedade filarmónica, uma arruada da banda filarmónica pelas ruas da cidade e um concerto de aniversário no Auditório Municipal de Reguengos de Monsaraz, com a banda filarmónica a interpretar algumas obras que foram executadas pelo maestro.