O futuro NRP Setúbal, que irá aumentar os recursos da Marinha, e atualmente em fase final de construção nos estaleiros de Viana do Castelo, pelo consórcio WestSea/Edisoft, acaba de realizar provas de mar com sucesso.
As provas de mar têm como objetivo testar o navio em condições limite e por isso envolveram a realização de ações para avaliar funcionalmente o comportamento e manobra no mar, bem como a resposta das instalações propulsora e elétrica, e o comportamento dos respetivos sistemas de automação.
As provas envolveram ainda testes dos sistemas de navegação, comunicações, emergência e de diversos equipamentos auxiliares. Ultrapassadas as provas de mar e os respetivos testes o navio entra na fase final de construção.
O navio patrulha oceânico, “Setúbal”, quando entregue à Marinha, passa a ser o quarto navio da classe construído em Portugal, juntando-se ao NRP Viana do Castelo, NRP Figueira da Foz e NRP Sines, que estão atualmente no ativo. Estes navios patrulha oceânicos vêm substituir as corvetas com mais de 40 anos.
O futuro NRP Setúbal já tem comandante, o capitão-tenente Zambujo Madeira, e uma guarnição definida de 44 elementos.