Navio do Exército dos EUA, General Frank S. Besson, já partiu da Base Conjunta Langley-Eustis a caminho do Mediterrâneo Oriental, como refere o Comando Central dos EUA, na rede X.
O navio de apoio logístico, General Frank S. Besson, transporta o primeiro equipamento para estabelecer um cais temporário para entregar bens humanitários vitais ao povo da Faixa de Gaza.
O envio do General Frank S. Besson ocorre 36 horas depois do Presidente Biden anunciar que os EUA iriam fornecer assistência humanitária a Gaza por mar.
On March 9, 2024, U.S. Army Vessel (USAV) General Frank S. Besson (LSV-1) from the 7th Transportation Brigade (Expeditionary), 3rd Expeditionary Sustainment Command, XVIII Airborne Corps, departed Joint Base Langley-Eustis en route to the Eastern Mediterranean less than 36 hours… pic.twitter.com/X70uttuY9J
— U.S. Central Command (@CENTCOM) March 10, 2024
Entretanto, hoje, 10 de março, o Comando Central dos EUA e a Força Aérea Real da Jordânia conduziram um lançamento aéreo combinado de assistência humanitária no norte de Gaza em para fornecer ajuda essencial aos civis em Gaza afetados pelo conflito em curso.
A operação conjunta incluiu refeições fornecidas pela Jordânia e uma aeronave C-130 da Força Aérea dos EUA. Um C-130 dos EUA despejou mais de 11.500 refeições, bem como outros alimentos, incluindo arroz, farinha, massas e alimentos enlatados, proporcionando assistência humanitária que podem salvar vidas no Norte de Gaza.