Os astronautas da NASA Barry “Butch” Wilmore e Sunita “Suni” Williams atracaram com sucesso a nave espacial Starliner da Boeing à Estação Espacial Internacional (ISS), cerca de 26 horas após o lançamento da Estação da Força Espacial do Cabo Canaveral. Os astronautas monitoraram o Starliner enquanto de forma autónoma a nave executava uma série de manobras para se aproximar da ISS em órbita.
No caminho para a ISS, a tripulação completou uma série de testes, incluindo voar manualmente o Starliner pela primeira vez no espaço. Os dois astronautas da Starliner, que se juntam a outros sete que vivem atualmente na estação, irão ajudar em vários testes e conduzirão experiencias científicas enquanto estiverem no espaço.
Boeing de ancoragem Starliner
“É incrível e gratificante juntar-se à frota de naves espaciais comerciais capazes de realizar serviços de transporte tripulado de e para a estação espacial da NASA. As nossas equipas fizeram um excelente trabalho para nos levar até a este ponto”, disse Kay Sears, vice-presidente e gerente geral de Sistemas Espaciais, de Inteligência e de Armas da Boeing Defense, Space & Security.
Depois de passarem cerca de uma semana em órbita, Wilmore e Williams embarcarão, novamente na Starliner e regressaram à Terra.