Um novo estudo da Escola de Medicina Perelman da Universidade da Pensilvânia (Penn Med) mostrou que a música é igualmente eficaz em comparação com a administração intravenosa do sedativo midazolam, na redução da ansiedade antes do procedimento anestésico para uma intervenção cirúrgica.
Um procedimento de Bloqueio do Nervo Periférico é um tipo de anestesia regional – feita na área pré-operatória sob orientação ultrassonográfica – que bloqueia sensações de dor de uma área específica do corpo. O procedimento é rotineiramente realizado para uma variedade de cirurgias ortopédicas ambulatórias, como artroscopias de quadril e joelho e cirurgias de cotovelo ou mão.
Para reduzir a ansiedade, que pode levar a uma recuperação prolongada e um aumento de dor pós-operatória, são geralmente administrados aos pacientes sedativos, como o midazolam. No entanto, os medicamentos podem ter efeitos colaterais, incluindo problemas respiratórios e efeitos paradoxais, como hostilidade e agitação.
No estudo, os investigadores descobriram que uma faixa de música relaxante é igualmente eficaz em comparação com a administração intravenosa de midazolam na redução da ansiedade do paciente antes do procedimento cirúrgico.
Veena Graff, professora assistente de Anestesiologia Clínica e Cuidados Críticos, e principal autora do estudo, referiu: “Os nossos resultados mostram que existem alternativas sem medicamentos para ajudar a acalmar um paciente antes de certos procedimentos, como bloqueios de nervos” (anestesia).
“Lançamos um novo processo no nosso centro cirúrgico ambulatório para fornecer aos pacientes que desejam ouvirem música com auscultadores descartáveis. Em última análise, o nosso objetivo é oferecer música em alternativa para ajudar os pacientes a relaxar durante o período perioperatório” acrescentou Veena Graff.
Embora as investigações mostrem que a música pode ajudar a reduzir a ansiedade de um paciente antes de uma cirurgia, estudos anteriores tinham-se concentraram principalmente na música versus os sedativos orais, que normalmente não são usados em ambiente pré-operatório. Agora o estudo da Penn Medicine já publicado na revista “Regional Anesthesia & Pain Medicine”, é o primeiro a comparar o usa da música com uma forma intravenosa de sedativos. Neste caso os investigadores tiveram como objetivo medir a eficácia da música na redução da ansiedade de um paciente antes de realizar o bloqueio do nervo periférico.
Os investigadores envolveram 157 adultos que receberam uma das duas opções, três minutos antes do bloqueio do nervo periférico: uma injeção de 1 a 2 mg de midazolam ou um par de auscultadores com a música “Weightless”, da Marconi Union. Uma canção criada em colaboração com terapeutas de som, usando harmonias cuidadosamente arranjadas, ritmos e linhas de baixo projetados especificamente para acalmar os ouvintes. Os investigadores avaliaram os níveis de ansiedade antes e depois do uso de cada método, e encontraram mudanças semelhantes nos níveis de ansiedade em ambos os grupos.
No entanto, os investigadores observaram que os pacientes que receberam o midazolam relataram níveis mais altos de satisfação durante o procedimento cirúrgico e menos problemas com a comunicação. Os investigadores atribuíram essas descobertas a vários fatores, incluindo o fato de usarem auscultadores com cancelamento de ruído, não padronizarem o volume da música e não permitirem que os pacientes selecionem a música.