Nobre e emproado e de peito bem armado, o Galo é o convidado de honra da oficina ‘O galo vaidoso!’ que se realiza na manhã de 7 de Janeiro (com repetição no dia 21), para crianças dos 12 aos 24 meses, acompanhados por um adulto. Trata-se de um atelier dramatizado que alia, à componente teatral, a diversidade de estímulos e o desafio à participação.
O Galo é também a personagem fundamental do jogo com o mesmo nome – ‘O jogo do galo!’ – que dá o mote à oficina do dia 8 de Janeiro (com repetição no dia 22). Partindo das peças em exposição no museu, desafiam-se as famílias (com crianças a partir dos cinco anos) a procurar este animal pelo Oriente e a conhecer a sua simbologia.
Segundo reza uma antiga lenda chinesa, Buda terá convocado todos os animais para uma reunião, mas apenas 12 compareceram. Em agradecimento, foram transformados nos signos da astrologia chinesa correspondendo, a cada um deles, um ano lunar chinês. De acordo com esta lenda, apresentaram-se, por ordem de chegada: rato, boi, tigre, coelho, dragão, cobra, cavalo, cabra, macaco, galo, cão e porco.
‘O galo vaidoso!’ Dia 7 ou 21 de janeiro, com Magda Moreira Horário: 10h00 às10h30 ou das 11h00 às 11h30 Público-alvo: Crianças de 1 a 2 anos, acompanhados por um adulto Participantes: mín. 10, máx. 20 Preço: 4 euros/participante (adulto ou criança) ‘O jogo do galo!’ Dia 8 ou 22 janeiro, com Susana Mendonça Horário: 11h00 às 12h30 Público-alvo: famílias com crianças a partir dos 5 anos Participantes: mín. 10, máx. 24 Preço: 4 euros/participante (adulto ou criança)
Museu do Oriente, Avenida Brasília, Doca de Alcântara (Norte), 1350-362 Lisboa