Governo abriu concurso público para a concessão do Mosteiro São Salvador de Travanca, em Amarante. O concurso foi lançado, hoje, 23 de agosto, no âmbito do Programa REVIVE, e tem a duração de 90 dias, até 21 de novembro, para que os interessados apresentem as respetivas propostas.
A concessão durante 50 anos inclui a recuperação do mosteiro românico beneditino, fundado no século XII. Uma concessão para exploração para fins turísticos, sendo que o caderno de encargos do concurso estipula como valor mínimo de renda anual é de 51.600 euros. O edifício tem cerca de 4.248,96 metros quadrados de área bruta total de construção, onde se estima que possam ser instalados cerca de 60 quartos.
O Mosteiro situa-se no fundo de um vale e está envolvido por inúmeras quintas características da região norte do país. O Mosteiro integra uma das mais belas torres medievais portuguesas e faz parte do percurso cultural da Rota do Românico.
O Mosteiro de São Salvador de Travanca é um dos 33 imóveis abrangidos pela primeira fase do Programa REVIVE, um programa conjunto dos Ministérios da Economia, Cultura e Finanças com a colaboração das autarquias locais. Este é um dos 12 imóveis localizados em territórios do interior.
O objetivo do programa REVIVE é valorizar e recuperar o património sem uso, reforçar a atratividade dos destinos regionais e o desenvolvimento de várias regiões do país.
Com o lançamento deste concurso passam a 19 os já lançados no âmbito do Programa REVIVE, e neste momento estão ainda abertos os concursos para apresentação de propostas para a concessão do Mosteiro de Lorvão, em Penacova, do Castelo de Vila Nova de Cerveira e do Forte da Ínsua, em Caminha.