Encontro entre o vice-presidente executivo da Comissão Europeia, Maroš Šefčovič e Isabelle Berro-Amadei, Ministra dos Ministra dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, do Mónaco, levou a que ambas as partes Comissão Europeia e Principado do Mónaco considerem que não estão reunidas as condições para a conclusão de um acordo e expendem as negociações em curso.
Maroš Šefčovič confirmou o objetivo da Comissão Europeia para a conclusão de negociações para um acordo de associação com o Mónaco, Andorra e San Matino até ao final do ano de 2023, com base no mandato do Conselho da União Europeia, apoiado no respeito das quatro liberdades de circulação: pessoas, capitais, serviços e mercadorias e na preservação da integridade e homogeneidade do mercado interno.
No entanto, as duas partes consideram que as condições não estão estabelecidas para a conclusão de um acordo e decidem suspender as negociações.
A União Europeia é um parceiro privilegiado do Principado. A Comissão Europeia indicou que permanece disponível e que espera continuar as negociações para um acordo de associação no futuro.
A Comissão Europeia indicou ainda que continuará a trabalhar nas próximas semanas para concluir as negociações para um acordo de associação com o Principado de Andorra e a República de San Marino até final de 2023.