No ano em que se comemora o V Centenário da Primeira Viagem de Circum-navegação em torno do globo terrestre, a Imprensa Nacional-Casa da Moeda homenageia o feito histórico do navegador português, com o lançamento de duas moedas: uma corrente e outra de coleção. As moedas são comemorativas dos 500 anos da Primeira Viagem de Circum-navegação liderada por Fernão de Magalhães, e ambas da autoria do artista plástico Luís Filipe Abreu.
A moeda corrente, com o valor facial de 2 euros, conta com uma emissão de 750 mil exemplares com acabamento normal, além de 10 mil unidades com acabamento especial proof e a mesma quantidade com acabamento BNC, contribuindo para celebrar uma das mais importantes e extraordinárias expedições da história da humanidade, iniciada em 1519 por Fernão de Magalhães, representado na face nacional da moeda.
A moeda de coleção, com o valor facial de 7,5 euros e emissões em ouro e em prata, é a primeira de uma série de moedas a emitir ao longo de quatro anos, que correspondem ao tempo de duração da primeira viagem de circum-navegação, assinalando, em cada ano, os marcos mais importante da expedição empreendida pelo navegador português: a partida, em 1519; a passagem do Estreito em 1520; a morte de Fernão de Magalhães na ilha de Mactan, em 1521; e a conclusão da viagem por Juan Sebastián Elcano, em 1522.
As moedas comemorativas de 2019 são um conjunto de dez moedas: duas moedas correntes e oito de coleção. As moedas celebram feitos históricos, ídolos do desporto, espécies em vias de extinção, entre outros temas.