Ministério da Educação lança campanha “Mochila Leve”. O objetivo da campanha é sensibilizar alunos, pais e professores para a questão do peso excessivo das mochilas. Uma campanha que desafia “alunos e encarregados de educação” e “escolas e professores” a seguirem cerca de duas dezenas de recomendações.
As recomendações para uma Mochila Leve incluem medidas de planificação, gestão do material escolar e iniciativas que podem envolver os encarregados de educação. A campanha utiliza a plataforma “MEGA – Manuais Escolares Gratuitos” para chegar a 1,2 milhões de alunos e respetivas famílias. O Ministério da Educação pretende também que a campanha chegue a todas Escolas e a entidades como associações de pais e de estudantes, diretores, entre outros atores como a “perspetiva de que todos estão convocados para fazerem o que está ao seu alcance”.
O Ministério lembra que nos últimos anos têm vindo a ser implementadas algumas medidas que contribuem para a redução do preso das mochilas:
• os livros são hoje mais leves e estão divididos em volumes;
• já são disponibilizadas licenças digitais gratuitas associadas aos manuais, abrindo caminho à sua progressiva desmaterialização;
• e o uso de cacifos é uma prática cada vez mais frequente nas escolas.
Para além das medidas já adotadas é necessário que todos os intervenientes façam no processo educativo se envolvam para que em conjunto, seja possível que os alunos transportem mochilas cada vez mais leves.