O Ministro dos Negócios Estrangeiros (MNE), João Gomes Cravinho, visita, a partir de segunda-feira, 24 de julho, a Indonésia, que preside neste momento à ASEAN. Em Jacarta, o MNE reúne-se com a sua homóloga Retno Marsudi, a primeira mulher a ocupar o cargo na Indonésia.
O objetivo do encontro é aproximar as relações entre os dois países e debater a adesão de Timor-Leste à ASEAN, a Associação de Nações do Sudeste Asiático, atualmente presidida pela Indonésia.
As relações económicas entre os dois países estarão também no topo da agenda, tendo em conta a recente criação de uma Câmara de Comércio e as expetativas para uma missão empresarial.
Os dois ministros irão ainda debater questões da atualidade internacional, nomeadamente as consequências da atual guerra da Rússia na Ucrânia.
Na terça-feira, 25 de julho, João Gomes Cravinho estará em Díli, Timor-Leste, fazendo parte da comitiva do Primeiro-Ministro, António Costa, que visita oficialmente o território timorense. Nesta visita estão previstas reuniões com o Presidente da República de Timor-Leste, José Ramos Horta, com o Primeiro-Ministro, Xanana Gusmão, e com outras autoridades do país.
Em Timor-Leste, na manhã do dia 26 de julho, João Gomes Cravinho tem agendada uma reunião com o homólogo Benedito Freitas.
A visita a Timor-Leste, um país da CPLP, tem uma forte componente associada à Língua e à Cultura, e um objetivo de aprofundar as relações entre os dois países, designadamente nos domínios económico, da mobilidade, desenvolvimento sustentável e nas respostas aos desafios globais.
Na quinta-feira, 27 de julho, o MNE deverá chegar a Manila, Filipinas, onde tem prevista uma reunião com o Ministro da Energia, Raphael Lotilla, e estará presente num jantar que contará com vários membros do Governo filipino.
Nesta primeira visita bilateral de um chefe da diplomacia portuguesa às Filipinas as questões económicas, nomeadamente o potencial de cooperação nas energias renováveis, serão um dos principais destaques da agenda.
Na sexta-feira, 28 de julho, o Ministro João Gomes Cravinho tem agendado um encontro com o homólogo Enrique Manalo, onde será abordada a dimensão económica, bem como o papel das Filipinas enquanto país coordenador do diálogo das relações UE-ASEAN.
Da agenda da visita às Filipinas estão ainda encontros com o Presidente da Câmara de Comércio UE-Filipinas e com o chefe da delegação da União Europeia.